A reduflação é uma forma de dar à volta à inflação pela qual a quantidade do produto é diminuída, mas o preço mantém-se igual ou pode inclusivamente subir. É, assim, benéfica para os supermercados, mas as consequências não são as melhores para os consumidores.

Iogurtes, manteiga, gelados, bolachas, rolos de papel de cozinha… Nenhum destes produtos parece escapar à tendência “discreta” de se alterarem quantidades dentro da embalagem, mantendo ou até aumentando o preço de compra. A isto chama-se reduflação, que consiste, na prática, em diminuir uma embalagem com 250 gramas de produto para 200 ou, por exemplo, no caso dos lenços de papel ou dos rolos de cozinha, diminuir o número de folhas, aumentando o tamanho do tubo, para que pareça exatamente igual.

Em alguns casos, a quantidade diminui e o preço aumenta; logo, o consumidor paga mais por menos. Em momentos em que a inflação é muito elevada, como se tem vindo a observar nos últimos tempos, a reduflação acentua-se, sem que o consumidor disso se aperceba na maioria das vezes. E não sendo ilegal – uma vez que as novas quantidades estão sempre indicadas no verso –, passa muitas vezes despercebida, induzindo em erro os consumidores.

Como podemos proteger-nos

A reduflação é cada vez mais comum, acentuando-se principalmente em épocas de maior inflação de preços. Pode afetar vários produtos, desde logo produtos de higiene, detergentes, alimentos, etc. Exige, por isso, um olhar mais atento nas idas ao supermercado, mas também mais informação disponível para sabermos o que fazer quando nos deparamos com um caso assim.

Novamente, informação e atenção são os principais aliados de um consumidor informado e capacitado. Além de dominar o conceito, é importante ter atenção e adquirir o hábito de consultar as quantidades das embalagens (geralmente em quilogramas, gramas, litros, centilitros, mililitros ou unidades), assim como comparar as etiquetas dos preços por produtos e ter atenção ao valor por quilo, litro ou outra medida.

Além disso, a partilha e a pesquisa de informação são muito importantes antes de tomar qualquer decisão. No Portal da Queixa, é possível comparar marcas e ver os principais indicadores de reputação de cada uma. Ler as experiências de outros consumidores, as avaliações de satisfação e perceber o real apoio prestado por um negócio, sempre que seja necessário, é igualmente fundamental para compras mais seguras e conscientes.

O #NãoSejasPato é um espaço que procura, todas as semanas, responder às dúvidas da sociedade de consumo e a questões da atualidade, contando com a parceria do Portal da Queixa by Consumers Trust.