Smartphones e tablets vão ter todos um carregador universal igual na UE

Bruxelas considera medida “um passo importante contra o lixo electrónico e os inconvenientes para os consumidores”.



A Comissão Europeia quer introduzir um carregador universal na União Europeia (UE), assente no tipo USB-C e apto para todos equipamentos electrónicos, procurando assim minimizar o lixo electrónico, mas também reduzir as despesas dos consumidores. “Hoje [esta quinta-feira], a Comissão dá um passo importante contra o lixo electrónico e os inconvenientes para os consumidores, causados pela prevalência de carregadores diferentes e incompatíveis para dispositivos electrónicos”, revelou Bruxelas, num comunicado citado pela Lusa.

Bruxelas propõe igualmente que a venda de carregadores seja separada da venda de dispositivos electrónicos, pois isso “irá melhorar a comodidade dos consumidores e reduzir a pegada ambiental associada à produção e eliminação dos carregadores, apoiando assim as transições verdes e digitais”.

“Isto [a proposta] tem de ser adoptado, depois tem de ser transposto porque é uma directiva e, claro, depois disso, será obrigatório” na UE, declarou o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, em conferência de imprensa, realçando esperar que o aval do Parlamento e Conselho europeus aconteça “o mais rapidamente possível”, talvez nos “próximos semestres”.

Após esta aprovação, há um período de transição de 24 meses a partir da data de adopção para permitir à indústria adaptar-se antes da entrada em vigor.

Ler mais
PUB