Lista mais recente de novos reformados e aposentados, publicada no início deste mês, dava conta de que os pagamentos tinham início a 1 de Janeiro de 2022. Rectificação foi publicada em Diário da República nesta terça-feira.
O acordo para reduzir as descargas foi alcançado no passado sábado. Os governos de Lisboa e Madrid assumiram a impossibilidade de cumprir os caudais mínimos acordados.
A instituição europeia critica o facto de o Parlamento ainda não ter em actividade a Entidade para a Transparência. Lamenta também que não tenham sido feitas alterações ao método de selecção de magistrados para o Supremo Tribunal de Justiça.
Verifica-se um crescimento progressivo do excesso de mortalidade em Portugal desde Janeiro de 2021, mês em que o valor ficou abaixo da média mensal nacional, por comparação com o período entre 2016 e 2019.
É o quinto valor mais elevado em número de incêndios e o terceiro maior de área ardida desde 2012. Ainda assim, esta foi “consideravelmente inferior” ao expectável, “tendo em conta a severidade meteorológica verificada”.