• País
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Internacional
  • Desporto
  • Ambiente
  • Lifestyle
  • Tecnologia
  • Opinião
  • Multimédia
  • Senado
  • Figura da Semana
  • Newsletter
Domingo, 26 Março 2023
  • Newsletter

  • Menu
    • Política
      Oposição critica apoios sociais escassos e tardios. Marcelo isolado nos elogios

      Oposição critica apoios sociais escassos e tardios. Marcelo isolado nos elogios

      Governo anunciou um conjunto de apoios para ajudar as famílias numa altura “exigente”. Esquerda e direita alinham nas críticas às medidas tardias e escassas, acusando os socialistas de propaganda. Presidente da República elogia: “Foram bem tomadas e no momento certo”.
      Crimes a prescrever? IL pressiona Governo
      Justiça

      Crimes a prescrever? IL pressiona Governo

      Atraso de um ano e meio na publicação de uma portaria pode fazer cair crimes, entre os quais alguns imputados a José Sócrates. Iniciativa Liberal condena inacção do Executivo e exige uma data para regulamentação da lei que vai introduzir alterações na distribuição de processos judiciais.
    • País
      A primeira página do NOVO
      Capas

      A primeira página do NOVO

      Descubra as notícias em destaque em mais uma edição do NOVO Semanário, este sábado nas bancas. Saiba também quem é o protagonista da entrevista do NOVO Magazine, o suplemento que acompanha o seu jornal.
      “Erro informático” na app do Pingo Doce coloca produtos à venda a um cêntimo

      “Erro informático” na app do Pingo Doce coloca produtos à venda a um cêntimo

      Contactada pelo NOVO, a Jerónimo Martins explicou que “a mensagem foi enviada para que os clientes não pensassem que se tratava de uma ‘mega’ promoção”.
    • Economia
      TC anula cinco anos de contribuições extraordinárias de empresas do gás

      TC anula cinco anos de contribuições extraordinárias de empresas do gás

      Decisão do Tribunal Constitucional beneficia 21 empresas reguladas do sector do gás natural, que podem reclamar a devolução de milhões de euros pagos ao fisco
      Marcelo elogia Medina por medidas surgirem “no momento adequado”

      Marcelo elogia Medina por medidas surgirem “no momento adequado”

      Presidente da República considera que medidas aparecem “no momento certo”, por haver uma folga inesperada no Orçamento e uma inflação demasiado elevada.
    • Internacional
      Deputados do PSOE aplaudiram Pedro Sánchez pela sua intervenção no debate da moção de censura

      Parlamento de Espanha reprova moção de censura ao Governo de Sánchez

      Iniciativa do Vox só teve 53 votos favoráveis. É já a segunda moção de censura nesta legislatura e a sexta na história da democracia espanhola.
      Macron fala aos franceses na quarta-feira

      Macron fala aos franceses na quarta-feira

      Este será o primeiro pronunciamento de Emmanuel Macron aos franceses, prometendo aos opositores não recuar, que antecede uma nova ronda de greves e protestos.
    • Cultura
      Ricky Gervais estreia-se em Portugal para nos falar do “Armaggedon”

      Ricky Gervais estreia-se em Portugal para nos falar do “Armaggedon”

      Revelação foi feita pelo humorista através da sua conta de Twitter, mas sem data ou local definidos. Bilhetes são colocados à venda a 31 de Março, a partir das 10 horas.
      Actor português entra em série com Anthony Hopkins
      Gonçalo Almeida

      Actor português entra em série com Anthony Hopkins

      Gonçalo Almeida vai participar na nova série de Roland Emmerich, “Those About to Die”. Filmagens já estão a decorrer em Roma.
    • Desporto
      Rui Costa não vai comprometer-se com prazo para a auditoria
      Benfica

      Rui Costa não vai comprometer-se com prazo para a auditoria

      Presidente do Benfica já avançou dois prazos, nenhum deles cumprido. Não o vai voltar a fazer, devido à complexidade da mesma, mas há a garantia de que os resultados serão tornados públicos, seja quando for.
      Goleada portuguesa com bis de Ronaldo e exibição de luxo de João Cancelo

      Goleada portuguesa com bis de Ronaldo e exibição de luxo de João Cancelo

      Portugal venceu facilmente o Liechtenstein por 4-0, em jogo de sentido único. Seleção entra com o pé direito na caminhada para o Euro’2024 e Roberto Martínez continua invencível em jogos de qualificação para o Europeu.
    • Ambiente
      Câmara Municipal da Maia

      “Billboards to trees”: Câmara da Maia vai substituir 600 outdoors ilegais por 600 árvores

      Parceria do município com a empresa de outdoors Dreammedia arrancou esta terça-feira, Dia da Árvore. É a primeira iniciativa do programa Dreamcities, que visa tornar as cidades mais verdes, inteligentes e sustentáveis.
      Dirigentes do PEV visitaram zonas afectadas pelas inundações, como Alcântara e Algés

      PEV lança Roteiro Ecologista em Lisboa e Oeiras

      Visita às áreas afectadas pelas inundações de Dezembro marcou a primeira acção do programa dos “Verdes”, que percorrerá o país ao longo deste ano.
    • Lifestyle
      Foto de Cristina Bernardo
      Entrevista

      Tânia Ribas de Oliveira: “Não vou apresentar programas para sempre”

      A simpatia e a boa disposição que transparecem ao falar com Tânia Ribas de Oliveira são duas das razões que fazem dela uma das apresentadoras mais acarinhadas pelo público português. Nesta entrevista ao NOVO expressa a felicidade que o trabalho na televisão lhe proporciona e que tenta passar a quem a rodeia e aos telespectadores. Revela que quer continuar a fazer programas televisivos por muitos anos, mesmo depois de deixar de apresentar, e fala sobre os seus outros projectos.
    • Tecnologia
      Miio ultrapassa 4.500 postos para carregamento de veículos eléctricos em Espanha
      Miio

      Miio ultrapassa 4.500 postos para carregamento de veículos eléctricos em Espanha

      A empresa portuguesa expandiu a sua presença no mercado espanhol. Entre Portugal, Espanha e França, a miio já contabiliza quase 100 mil postos de carregamento.
    • Opinião
      Leonardo Ralha
      Opinião

      A distância entre Nabeiro e Jacques Rodrigues

      Antes de qualquer outra palavra, uma declaração de interesses: não tive mais do que contactos fugazes com Rui Nabeiro, mas durante ano e meio, na viragem do século, trabalhei numa empresa detida por Jacques Rodrigues.

      Quem estiver a ler e saiba minimamente quem foi o fundador da Delta e quem é o fundador da Impala dirá que não devi muito à sorte no grau de contacto com os empresários que marcaram a actualidade nesta semana. Mas a vida é como é: Nabeiro, que faleceu no domingo, aos 91 anos, vítima de problemas respiratórios, não se dedicou aos negócios da comunicação social, enquanto Jacques Rodrigues, de 83 anos, detido pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, no âmbito da Operação Última Edição, que investiga um alegado esquema para escapar a dívidas de 100 milhões de euros, resolveu, no final dos anos 90, comprar aos alemães da Burda Media o franchising da revista Focus. E reforçou o seu portefólio de publicações, incluindo a Maria e a Nova Gente, com uma newsmagazine que tinha a ambição de liderar o mercado.

      Fui um dos que deixaram a redacção do Público, como outros deixaram a da Visão e de outras publicações. Todos fomos avisados de que o risco de correr mal era elevado, mas nem assim nos preparámos devidamente para a volatilidade do empresário agora caído em desgraça, mas que chegou a ser um dos maiores accionistas da SIC e dominou o mercado das revistas.

      Além dessa experiência, à distância de quase um quarto de século, fui seguindo o que se passava no edifício envidraçado que domina a paisagem da Abrunheira, perto de Sintra, onde a Impala foi alterando a designação enquanto deixava um rasto de credores, insolvências e processos especiais de revitalização.

      Em Campo Maior, a apenas 230 quilómetros de distância, mas noutra galáxia no que diz respeito a práticas e a resultados, Nabeiro dinamizou um império no comércio e produção de café. Fê-lo com responsabilidade social, antes de o termo entrar no léxico das empresas, preocupando-se com os trabalhadores e procurando melhorar as suas condições de vida. Foi recompensado em vida, com a dedicação dos trabalhadores da Delta e também com a comoção generalizada na hora da sua morte. Será recordado como alguém que deixou um legado transformador, que garantiu a valorização das novas gerações.

      Já a notícia da detenção de Jacques Rodrigues foi recebida com alegria por muitos dos seus ex-trabalhadores, compreensível pela forma como o fundador da Impala sempre procurou isentar-se de responsabilidades para com quem ajudou a fazer as suas publicações. Seja qual for o desfecho do processo em curso, o legado de quem se tornou editor nos anos 70 do século passado, na Angola pré-independência, ficará muito distante do tom cor-de-rosa das revistas que fizeram de si um magnata.

      Carlos Guimarães Pinto
      Opinião

      Habitação, uma visão lógica - Parte 4

      Nos próximos anos, o Estado prevê o crescimento do parque de habitação pública em 30 mil a 40 mil casas. Essa tem sido a grande bandeira do PS, e da esquerda em geral, para a resolução dos problemas da habitação. Esta aposta corresponderá a um investimento avultado: a ser totalmente cumprida, poderá custar cerca de 5 mil milhões de euros aos cofres públicos. Mas poderá isto resolver o nosso problema de habitação? Dificilmente. Este valor corresponde a menos de 1% dos agregados familiares do país. Na medida em que os problemas de habitação afectam uma parte da população muito maior, dificilmente este investimento resolverá esse problema.

      Mas percebe-se melhor a dimensão do problema quando olhamos para o défice de construção de habitações na última década em Portugal. Olhando para os últimos quatro censos, podemos perceber exactamente o buraco da construção de habitações que temos. Nos censos de 1991 identificou-se um acrescento de 758 mil casas em relação a dez anos antes; em 2001, mais 861 mil casas; e, em 2011, mais 824 mil. Em média, nestas três décadas de democracia, adicionaram-se cerca de 800 mil casas a cada dez anos. Os censos de 2021 apresentam um cenário muito diferente. Nesses dez anos terminados em 2021 apenas se adicionaram 103 mil casas - um défice de 700 mil. Não é muito difícil imaginar quão diferente a situação da habitação seria em Portugal se tivéssemos mais 700 mil casas. Haveria mais jovens a poder sair de casa dos pais, mais famílias que poderiam ter crescido, mais imigrantes a viver em condições decentes... Mais 700 mil casas no mercado não significaria apenas maior disponibilidade de casas, mas também preços mais baixos para aquelas que existem.

      A subida do preço das habitações foi algo transversal na União Europeia entre 2010 e 2021. Em quase todos os países da UE, os preços aumentaram, mas houve três excepções: Itália, Espanha e Chipre. Estas três excepções são importantes para analisarmos o caso português porque são países com um mercado imobiliário sujeito às mesmas pressões pelo lado da procura que normalmente são apontadas em Portugal: turismo, nómadas digitais, vistos gold, destino de reformados do norte da Europa, etc. Apesar de serem países com um perfil muito semelhante ao português, nestes países, os preços não aumentaram entre 2010 e 2021. A grande diferença entre esses países e Portugal é que neles se investiu mais na construção de habitação. Nesse período, em Itália investiu-se 4,3% do PIB em construção de habitação; em Espanha, 4,8%; e, em Chipre, 5,6%. Já em Portugal, o investimento foi de apenas 2,9%. Em todos os casos falamos, na esmagadora maioria, em investimento privado.

      Sem construção não resolveremos o problema da habitação. Sem facilitar licenciamentos, sem reduzir os custos de construir (incluindo fiscais), continuaremos a debater como dividir o stock de habitação que existe em vez de criarmos soluções efectivas para o problema.

    • Senado
    • Figura da Semana
    • Multimédia
      NOVO num minuto

      NOVO num minuto

      NOVO num minuto

      NOVO num minuto

      O NOVO desta semana já está disponível nas bancas de todo o país e no site onovo.pt, para os nossos assinantes digitais. Folheie a edição deste sábado num minuto.
    • Newsletter
    CAPA DA SEMANA
    Image
    CAPA REVISTA
    Image
  • Política
  • País
  • Economia
  • Internacional
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
    Leonardo Ralha

    A distância entre Nabeiro e Jacques Rodrigues

    Leonardo Ralha
    Carlos Guimarães Pinto

    Habitação, uma visão lógica - Parte 4

    Carlos Guimarães Pinto
    Helena Ferro de Gouveia

    A era de Xi Jinping

    Helena Ferro de Gouveia
    Lígia Simões

    O navio Mondego meteu água. A Marinha e o Governo também

    Lígia Simões




1 Etiópia
Etiópia: espectro da fome e da guerra para submeter rebelião no Tigré
Internacional

Etiópia: espectro da fome e da guerra para submeter rebelião no Tigré

O Governo de Abiy Ahmed lançou uma ofensiva militar contra a região do Tigré, de onde há dois meses foram expulsas as forças de Adis Abeba. O Exército etíope ameaça cortar o acesso do Tigré ao exterior e provocar a fome a cinco milhões de pessoas. No Sul, outra rebelião contra o Governo está a cortar as importações provenientes do Quénia.
  • Luís Naves-
    Autor marcado para seguir
  • 24.10.2021, 08:30
Image
Internacional

“Não sei se perceberam que eu era uma pessoa”. Forças etíopes acusadas de violação sistemática em Tigray

Soldados e milícias submeteram centenas de mulheres e raparigas a violações, escravidão e mutilação sexual. Os relatos da brutalidade constam do mais recente relatório da Amnistia Internacional.
  • Mariana Branco-
    Autor marcado para seguir
  • 11.08.2021, 16:16
Etiópia: Guerra civil ameaça criar desastre humanitário
Internacional

Etiópia: Guerra civil ameaça criar desastre humanitário

O exército etíope, um dos mais fortes desta região de África, sofreu uma derrota militar humilhante na província do Tigré e as forças rebeldes estão a atacar objectivos nas zonas vizinhas, provavelmente com a intenção de chegar a Adis Abeba e derrubar o Governo do primeiro-ministro, Abiy Ahmed.
  • Luís Naves-
    Autor marcado para seguir
  • 08.08.2021, 08:30
Image
Internacional

Etiópia: Eleições reavivam receios de violência num país com 80 grupos étnicos

Estado federal liderado então pela Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), encontra-se na origem das actuais tensões e desconfianças tornadas mais visíveis pelas reformas democráticas do primeiro-ministro, Abiy Ahmed.
  • Lusa-
    Autor marcado para seguir
  • 19.06.2021, 13:35
Image
Internacional

Etiópia. Trinta mil crianças podem morrer de fome

Agências humanitárias das Nações Unidas advertiram que milhões de pessoas em Tigray precisavam de ajuda alimentar, incluindo 350 mil em risco de fome.
  • Lusa-
    Autor marcado para seguir
  • 11.06.2021, 12:37
Em menos de 36 horas, entre 24 e 25 de Maio de 1991, Israel resgatou da Etiópia 14 325 judeu
Internacional

Quando pássaros gigantes levantaram voo da guerra para o país do leite e do mel

Há 30 anos Israel concretizava a Operação Salomão, resgatando mais de 14 mil judeus etíopes. Todos os pertences tiveram de ficar para trás e a língua revelou-se a principal dificuldade na integração. Alguns conseguiram singrar, para outros a nova vida foi mais difícil. O racismo e a discriminação ainda são obstáculos reais.
  • José Fialho Gouveia-
    Autor marcado para seguir
  • 27.05.2021, 18:09
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Utilização
  • Como anunciar
MEDIA9PAR, S.A. 2023 © Todos os Direitos Reservados

Endereço de e-mail:
Consultar subscrições:
Novo
Subscrever a Newsletter
Sexta
8:00 AM