• País
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Cultura
  • Lusofonia
  • Ambiente
  • Desporto
  • Lifestyle
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Últimas notícias
  • Multimédia
  • Senado
  • Figura da Semana
  • Newsletter
Terça-feira, 23 Maio 2023
  • Newsletter

  • Menu
    • Política
      Presidente do PSD pediu esclarecimentos ao primeiro-ministro e não se comprometeu em pedir uma comissão de inquérito

      Luís Montenegro: “PS e primeiro-ministro denotam grande nervosismo político”

      Presidente social-democrata desafiou António Costa a descer ao país real e a esclarecer a actuação do SIS na recuperação do computador de Frederico Pinheiro.
      “Os portugueses estão muito cansados de novelas”, diz Rui Rocha

      “Os portugueses estão muito cansados de novelas”, diz Rui Rocha

      Presidente da IL considera que as críticas do primeiro-ministro a Cavaco Silva são para desviar as atenções da polémica com a TAP. Rui Rocha afirmou, esta segunda-feira, que António Costa quer “activar uma segunda guerra” depois do conflito com Marcelo Rebelo de Sousa.
    • País
      Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

      Marcelo diz que visita do Papa Francisco é “momento único na nossa vida colectiva”

      Papa Francisco visita Portugal de 2 a 6 de Agosto e vai a Fátima, confirmou a Presidência, assinalando o “carácter singular da realização da Jornada Mundial da Juventude no nosso país”.
      Operação Babel: Câmara de Gaia ordena auditoria a processos “envoltos em suspeição”

      Operação Babel: Câmara de Gaia ordena auditoria a processos “envoltos em suspeição”

      Marina Mendes, vereadora com os pelouros da Educação e da Acção Social, passa a ser a vice-presidente da autarquia, depois de Patrocínio Azevedo ter ficado em prisão preventiva.
    • Economia
      Número de desempregados inscritos nos centros de emprego cai 6% em Abril

      Número de desempregados inscritos nos centros de emprego cai 6% em Abril

      Número de jovens desempregados inscritos no IEFP voltou também a baixar.
      Número de empregos que ninguém pega segue em alta e no último trimestre do ano passado superou os 61 mil

      Portugal é o 4.º país no mundo onde empresas têm mais dificuldades em contratar

      Trabalhos estão principalmente nas regiões Norte e na Área Metropolitana de Lisboa e abrangem vendedores, informáticos e técnicos de call-center.
    • Internacional
      Actualmente, 24 países registam casos de cólera e, de acordo com a OMS, a doença pode espalhar-se para 43 nações

      Mundo com défice de vacinas contra a cólera até 2025 e um bilião de pessoas em risco

      Aliança Global de Vacinação Gavi assegura ser possível garantir uma entrega de doses para a vacinação preventiva em larga escala até 2026, mas para isso, os países precisam de agir com urgência.
      Partido de Xanana Gusmão registou 288.101 votos - resultado superior ao obtido pelas três forças políticas que compõem o actual Governo

      Timor-Leste: CNRT, de Xanana Gusmão, vence legislativas com 41,62%

      CNRT garante uma ampla representação parlamentar, com 31 dos 65 lugares do Parlamento, mais dez dos que detém actualmente.
    • Lusofonia
      Portugal vai enviar 16 toneladas de material eleitoral para a Guiné-Bissau

      Portugal vai enviar 16 toneladas de material eleitoral para a Guiné-Bissau

      Envio é feito ao abrigo da cooperação eleitoral entre Portugal e a Guiné-Bissau, sendo o transporte assegurado por voo civil, também suportado pelo Estado Português.
      Xanana Gusmão vence quintas eleições legislativas em Timor-Leste

      Xanana Gusmão vence quintas eleições legislativas em Timor-Leste

      Vitória dará ao partido uma ampla representação parlamentar, conseguindo pelo menos 31 dos 65 lugares do Parlamento, numa altura em que falta apenas apurar se obtém maioria absoluta.
    • Cultura
      Coldplay tocaram com os 5.ª Punkada, banda da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

      Coldplay tocaram com os 5.ª Punkada, banda da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

      Banda conimbricense nasceu há 30 anos, sendo constituída por cinco elementos com deficiências, apaixonados por música, todos eles fãs dos Coldplay.
      Portugal venceu nove das 12 categorias nos Prémios Internacionais de Música Portuguesa 2023

      The Black Mamba e Equinōcio entre os vencedores dos IPMA 2023

      The Black Mamba (Portugal) venceram a categoria de “Melhor Performance Pop”; os Equinōcio (Portugal) “Melhor Performance Tradicional”.
    • Desporto
      SAD liderada por Rui Costa aceita centralização desde que isso não implique um prejuízo ao emblema encarnado
      Futebol

      Benfica questiona centralização dos direitos televisivos

      Clube da Luz está receptivo à ideia aprovada pelo Governo a partir de 2028/29 desde que não perca dinheiro. Administrador encarnado fala em passe de magia da Liga de clubes.
      Campeão nacional de futebol decide-se sábado a partir das 18h00
      título

      Campeão nacional de futebol decide-se sábado a partir das 18h00

      Benfica-Santa Clara e FC Porto Vitória SC vão jogar à mesma hora. Ao clube da Luz basta um empate desde que os dragões não vençam os vimaranenses... por 11 golos de diferença.
    • Ambiente
      Líquido atirado para a água do monumento é presumivelmente carvão líquido

      Activistas ambientais lançam carvão diluído na Fonte de Trevi

      Presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri, deixou um apelo nas redes sociais para o fim das “agressões absurdas” ao património artístico da cidade.
      Mundo deve ultrapassar limite dos 1,5 graus em 2027, avisam cientistas

      Mundo deve ultrapassar limite dos 1,5 graus em 2027, avisam cientistas

      Agência das Nações Unidas refere que o El Niño e as alterações climáticas provocadas pelo impacto humano vão levar as temperaturas para “território desconhecido”. Nos próximos cinco anos o mundo vai provavelmente experienciar temperaturas recorde.
    • Tecnologia
      “Nunca mais iremos a um site de pesquisa, nunca mais iremos a um site de produtividade ou à Amazon”, destacou Bill Gates

      Bill Gates prevê que IA levará ao fim dos motores de busca ou lojas online

      Assistente de IA será capaz de entender as necessidades e hábitos de uma pessoa e também acabará com o uso da Internet como a conhecemos.
      Grupo Meta transferiu dados pessoais de utilizadores europeus para os Estados Unidos, violando o Regime Geral de Protecção de Dados, em vigor desde 2018

      Dona do Facebook multada em 1,2 mil milhões de euros pela União Europeia

      O grupo Meta, que também detém o Instagram e o WhatsApp, foi multado por infracções relacionadas com a transferência de dados de utilizadores europeus para os Estados Unidos e está proibido até Outubro de o fazer.
    • Opinião
      André Pardal
      Opinião

      Tiro no coração da democracia

      Incrédulo, o país assistiu, na passada semana, a uma das páginas mais tristes da sua vida democrática.

      Ao vivo e a cores, ficou à vista de todos – o que só numa democracia madura e escrutinada sucede –, com as audições dos últimos dias, o misto de amadorismo, compadrio e sentimento de impunidade que grassa em alguns sectores deste Governo.

      Curiosamente, porque em política não há coincidências, 12 anos depois da saída de cena do “animal feroz” que levou o país a uma lendária bancarrota, nunca tantos portugueses se lembraram de um mesmo estilo, uma mesma postura e uns mesmos “truques”.

      Contudo, ao contrário do que – para gáudio de muitos – aparenta, foram a democracia, os políticos em geral, e, principalmente, o país, como um todo, e não apenas este Governo ou o PS, a saírem manchados.

      Populismos e extremismos, agradecem, penhoradamente. Porque, nunca é demais lembrar, a democracia – com todas as suas virtudes e defeitos - não é eterna, e, precisa, diariamente, de ser mantida e consolidada.

      A utilização, a seu bel-prazer, dos recursos do Estado, incluindo Serviços de Informações e várias Polícias, sem o mínimo de formação ou coerência, o contacto directo a ministros - que tutelam, mas não dirigem, polícias ou investigações criminais - e a directores (e não agentes) das mesmas, demonstra a impreparação e falta de noção institucional que têm estes protagonistas, afamados por longos períodos em gabinetes governamentais, uns foguetórios parlamentares e televisivos ou a aparente (e hipócrita, como se vê na prática) defesa de minorias.

      Por outro lado, serviços – ao mais alto nível - do Estado dirigidos por aqueles que, em falta nas suas carreiras especiais de origem, foram “formatados” para obedecer e não para dirigir ou questionar, levantam legítimas dúvidas em todos nós.

      Comparar o actual “desaparecimento” da secretária-geral do SIRP com assunções de responsabilidade, como a do superintendente-chefe Paulo Valente Gomes, da PSP, ou a do general Carlos Jerónimo, do Exército, demonstram-nos o porquê de determinadas escolhas políticas dos últimos anos.

      Já agora, onde anda o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna?

      Como aqui escrevi, há semanas, a bravata de Costa, ao fazer politiquice e uma demonstração de força num momento em que deveria ter sentido de responsabilidade e de Estado, veio, naturalmente, dar razão ao Presidente da República que se torna o “dono da bola” outra vez.

      No seu permanente jogo táctico, o primeiro-ministro conseguiu o improvável: agregar Marcelo, Cavaco e o PSD em uníssono é obra.

      André Oliveira
      Opinião

      Algarve a Oito Mãos: Ordenamento do território

      O ordenamento do território desde o Tratado de Roma de 1957, que foi implementado no início de 1958, veio alterar todo o paradigma moderno do ordenamento do território na União Europeia desde o pós-Segunda Guerra Mundial em 1945.

      A dimensão estratégica do ordenamento do território na gestão do espaço e tempo visa não só beneficiar a qualidade de vida da população, e mitigar as diferenças sociais entre o litoral urbano e o interior, como tem como base a optimização dos recursos naturais, culturais, paisagísticos e económicos. Mas através de um plano estratégico do ordenamento do território é possível e desejável que se articule a sustentabilidade com o desenvolvimento nacional na esfera europeia, mas fica a questão: onde é que o actual governo elaborou um conselho estratégico nacional que tenha um alcance de 15 a 20 anos? Já para não falar que devemos ser o país que mais gasta em consultoria, porque desde 1969 que Portugal encomenda estudos sobre a localização do novo aeroporto.

      O estudo da paisagem, sem dúvida, é um dos elementos fundamentais do plano sustentável do ordenamento do território. Isso deve-se essencialmente porque é o resultado da interacção entre o meio natural e as actividades humanas. A paisagem é um recurso valioso, tanto do ponto de vista estético como económico, e deve ser preservada e gerida de forma a garantir a sua continuidade e qualidade para as gerações actuais e do futuro.

      Na esfera de análise da importância do ordenamento do território é necessário referir que a sustentabilidade é uma das pedras basilares do sucesso actual da implementação de um plano orgânico de desenvolvimento do território, isto porque esta dimensão equilibra e garante a gestão dos recursos endógenos e exógenos como um processo de reequilíbrio, isto porque o ordenamento do território tem que contemplar o impacto ambiental da actividade humana e promover a utilização de fontes renováveis de energia, reduzir desperdícios e fomentar a reciclagem, reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera

      Portugal, como bom aluno europeu, adora vangloriar-se de que somos um país altamente focado na sustentabilidade, mas internamente, como se diz em bom português, as/os comadres socialistas estão num autêntico movimento separatista, pois temos um país totalmente à deriva e quase ao nível de uma guerra fria entre a Presidência da República e o actual (des)Governo.

      Nesta dicotomia analítica é relevante enaltecer a importância estratégica do ordenamento do território, uma vez que demonstra a correlação entre o urbano e o rural, sendo outra questão importante nesta análise, pois o desenvolvimento desordenado das cidades afecta negativamente a qualidade de vida nas áreas rurais e provoca desequilíbrios sociais e económicos. É necessário que o desenvolvimento urbano se interligue com o rural, possibilitando ao território rural fundir-se com o urbano, no famoso conceito criado em 2015 pelo franco-colombiano Carlos Moreno, nas cidades de 15 minutos, reduzindo a circulação automóvel e fomentando a interdisciplinaridade da mobilidade, aproximando os centros das áreas periféricas e garantindo uma integração sustentável ao mesmo tempo que fomenta o aparecimento de economias circulares devido á proximidade, enquanto garante a preservação cultural dos espaços rurais e a sua biodiversidade, assim como fomenta o aparecimento de habitação para jovens.

      É relevante enaltecer que o desenvolvimento de uma estratégia focada em clusters, reconhecida e defendida pelo economista americano Michael Porter, possibilita a fusão do ordenamento do território com o objectivo de aumentar a competitividade e partilha de conhecimento e recursos, desta forma criando inovação em sinergia, enquanto torna as regiões ou países mais eficientes na gestão do espaço territorial. Devemos observar a Itália e como o seu modelo regional de clusters possibilitou reorganizar o modelo industrial de valor acrescentado, que em 1994 já o então ministro da Indústria o Eng.º Mira Amaral compreendia ao ter encomendado um estudo a Michael Porter, defendendo-se que Portugal, pela dimensão das suas empresas, não teria massa critica para competir na esfera internacional por falta de produtividade e inovação (necessário atualizar para uma versão 5.0).

      A política pode e deve desempenhar um papel importante no desenvolvimento dos clusters, através dos Programas Regionais de Ordenamento do Território (PROT) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Os PROT, sendo instrumentos de planeamento que visam orientar o desenvolvimento territorial das regiões, definindo prioridades e estratégias para o uso do território, e o FEDER, sendo mecanismos financeiros alicerçados nos incentivos da União Europeia para financiar projetos de desenvolvimento regional, incluindo aqueles relacionados ao desenvolvimento dos clusters, podem e devem ser a base de partida para um plano territorial estratégico para retirar Portugal dos falsos marasmos estatísticos.

      Assim, a política deve incentivar e apoiar o desenvolvimento de clusters em determinadas regiões, através de investimentos em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento do conhecimento da paisagem e dos seus recursos. Além disso, a política pode promover a colaboração entre as empresas e instituições envolvidas nos clusters, incentivando a criação de redes de cooperação e a troca de conhecimentos e experiências, possibilitando reduzir as diferenças entre o urbano e rural.

      Os clusters podem ser considerados uma importante ferramenta para o ordenamento do território, uma vez que promovem a concentração de actividades económicas em determinadas áreas, favorecendo o uso mais eficiente dos recursos disponíveis e preservando a paisagem. Portugal, com políticas socialistas de incentivo á dependência, terá não um futuro rosa, mas cinzento; valha-nos uma laranja doce que possa florescer sem espinhos como o socialismo.

      Em suma, o ordenamento do território é uma abordagem fundamental para garantir um desenvolvimento equilibrado e sustentável, articulando a paisagem, a sustentabilidade e a correlação entre o urbano e o rural. É necessário um planeamento integrado e participativo que envolva todos os sectores da sociedade, para garantir a preservação dos recursos naturais e culturais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

      A economia portuguesa a florescer é a base de todas as políticas sociais sustentáveis, pois sem economia vivemos à deriva de caciques, empobrecendo a cada dia a nossa república. Como jovem pai quero e ambiciono um país mais próspero e ambicioso nas suas metas económicas e sociais.

      A questão do ordenamento do território é muito mais extensa e analítica do que este enquadramento acima exposto, correlacionando áreas como a tecnologia, saúde, militar, educação, economia e o âmbito social. O difícil não é delapidar o nosso território, mas sim criar reformas estruturais num modelo de transferência de conhecimento em rede entre os players empresariais e as universidades. Estamos melhor do que na década de 90, mas muito aquém do nosso real potencial por falta de visão estratégica dos sucessivos governos socialistas.

      NOTA: Este artigo apenas expressa a opinião do seu autor, não representando a posição das entidades com as quais colabora.

    • Multimédia
      NOVO num minuto

      NOVO num minuto

      NOVO num minuto

      NOVO num minuto

    • Newsletter
  • Política
  • País
  • Economia
  • Internacional
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
    André Pardal

    Tiro no coração da democracia

    André Pardal
    André Oliveira

    Algarve a Oito Mãos: Ordenamento do território

    André Oliveira
    Gil Costa

    A Cheguização do PSD

    Gil Costa
    Leonardo Ralha

    Saudades do animal feroz e do menino-guerreiro?

    Leonardo Ralha




1 cibercrime
Milhões de identidades vendidas a partir de 92 cêntimos: Operação internacional desmantela mercado online
Internacional

Milhões de identidades vendidas a partir de 92 cêntimos: Operação internacional desmantela mercado online

Cibercriminosos usavam dados para atacar contas bancárias e cometer fraudes. Autoridades realizaram mais de 200 buscas, 120 detenções e cerca de 100 ações preventivas em todo o mundo.
  • GSR-
    Autor marcado para seguir
  • 05.04.2023, 18:18
Cuidado com as compras online no Dia dos Namorados: os hackers estão à espreita
País

Cuidado com as compras online no Dia dos Namorados: os hackers estão à espreita

A consultora de cibersegurança global Check Point Research alerta para o aumento de actividade maliciosa através de sites falsos para compra de produtos para o dia de São Valentim.
  • Rute Coelho-
    Autor marcado para seguir
  • 11.02.2022, 12:24
Image
Tecnologia

Ciberataques: menos de 1% das empresas portuguesas têm seguros de protecção

Portugal está entre os 30 países com maior número de ciberataques a nível mundial.
  • NOVO-
    Autor marcado para seguir
  • 11.02.2022, 10:52
Em Portugal, o aumento de ataques semanais foi de 81% em relação ao ano anterior.
País

Teletrabalho. Empresas não tomaram medidas para evitar crime informático

Nem sequer 10% das organizações aplicaram as práticas de segurança recomendadas.
  • Graça Henriques-
    Autor marcado para seguir
  • 02.02.2022, 16:37
Image
País

Feitas 1160 denúncias de cibercrime em 2021, mais do dobro que em 2020

Desde 2019, de ano para ano, as queixas, recebidas por correio electrónico, mais do que duplicaram.
  • NOVO-
    Autor marcado para seguir
  • 26.01.2022, 09:35
Image
País

Alerta fraude: “Está em Portugal? Encomende o certificado de vacinação”

A nova vaga da covid-19 fez renascer o mercado negro de certificados de vacinação e testagem falsos por preços que podem ir até aos 600 dólares. Há um grupo de Telegram onde os portugueses são incentivados a encomendar um certificado ilegal e a evitar a “vacina tóxica”, avisa a consultora em segurança informática Check Point Research.
  • Rute Coelho-
    Autor marcado para seguir
  • 14.01.2022, 16:31
Mostrar más
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Utilização
  • Como anunciar
MEDIA9PAR, S.A. 2023 © Todos os Direitos Reservados

Endereço de e-mail:
Consultar subscrições:
Novo
Subscrever a Newsletter
Sexta
8:00 AM