Uma rentrée focada nos serviços públicos, no custo de vida e até na protecção animal

Os partidos regressam à actividade política no Algarve. A avaliação do estado do sector público será transversal, mas também haverá pressão sobre o Orçamento do Estado, tendo em conta o aumento generalizado dos preços. No PS, o caso de Sérgio Figueiredo causou incómodo, mas a ordem é para não falar do assunto. O discurso será virado para as respostas sociais, mas com contas certas. O PSD testa a sua força na mobilização para a tradicional Festa do Pontal.

Da degradação dos serviços públicos, passando pelas exigências de aumentos dos salários e de pensões e a protecção animal, mas também por propostas disruptivas como a prisão perpétua, a panóplia de temas será longa na rentrée dos partidos, que arrancou já esta sexta-feira. Os socialistas marcarão o seu regresso oficial em Setembro, no balanço fino entre o custo de vida, a coesão, o crescimento económico e a mensagem de “contas certas”.

A lista até pode ser vasta, mas há ainda um aditivo para o combate político que ganhou forma nos últimos dias: o anúncio da contratação, por ajuste directo, de Sérgio Figueiredo, ex-director de informação da TVI, por Fernando Medina, ministro das Finanças. O contrato de 140 mil euros, por dois anos, foi encarado como uma “troca de avenças” por boa parte da oposição, pois Figueiredo contratou Medina como comentador para a TVI quando este era presidente da Câmara de Lisboa. No PS, a ordem é para não comentar, mas o assunto “cria incómodo”, admite uma fonte parlamentar ao NOVO, sob anonimato.

A Iniciativa Liberal foi a primeira a fazer a sua rentrée, na Praia da Rocha, no Algarve, e este domingo entra em cena o líder do PSD, com a Festa do Pontal a puxar pela mobilização dos sociais-democratas, com quatro anos pela frente na oposição. A expectativa é que se supere as mil presenças.

A degradação dos serviços públicos será um tema transversal a vários partidos no regresso à actividade política, como detalha o NOVO na sua edição impressa este Sábado, dia 13 de Agosto de 2022.

$!Uma rentrée focada nos serviços públicos, no custo de vida e até na protecção animal
Ler mais
PUB