Sondagem indica que portugueses elegeram Rio como vencedor do debate

Antes do duelo que opôs António Costa a Rui Rio, os portugueses apostavam as fichas no secretário-geral do PS. Mas, segundo uma sondagem da Pitagórica para a CNN Portugal, o presidente do PSD deu a volta ao jogo e, para os portugueses, saiu vitorioso.



TÓPICOS

Era o combate político mais aguardado desta antecâmara das legislativas e, depois de 75 minutos de intensa troca de argumentos, os portugueses elegeram Rui Rio como o vencedor.

A sondagem da Pitagórica para a CNN Portugal após o debate indica que, para 42% dos portugueses, o social-democrata entrou em campo com a lição bem estudada e conseguiu sobrepor-se a António Costa.

Esta foi, porém, uma vitória renhida, já que 38% acreditam que António Costa ganhou o duelo televisivo e 20% dos portugueses consideraram que o resultado foi o empate entre os dois candidatos a primeiro-ministro.

Destaque ainda para o facto de 89,6% terem afirmado que o debate não alterou a sua intenção de voto relativamente ao sufrágio do dia 30 de Janeiro.

Os portugueses votaram também no candidato mais credível e, aqui, o vencedor foi mais uma vez Rui Rio, com 48% dos votos. Do outro lado da moeda, na arrogância, foi António Costa a chamar a atenção dos portugueses, colhendo 33% dos votos.

Antes do debate, a sondagem da Pitagórica para a CNN Portugal quanto às expectativas dava a vitória a António Costa, com 52% das preferências, contra 25% para Rui Rio (14% dos portugueses apontavam para um empate), mas o social-democrata virou o jogo a seu favor.

Ler mais
PUB