Severiano Teixeira vai coordenar peritos em defesa

Equipa tem até ao final de 2023 para rever o Conceito Estratégico de Defesa Nacional. Lista de personalidades inclui outros ex-governantes.



O Governo nomeou uma equipa de peritos e personalidades para rever o Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN), “atendendo à necessidade de adaptação da defesa nacional às transformações no ambiente geoestratégico”.

Para o efeito, chamou Nuno Severiano Teixeira, antigo ministro da Administração Interna e da Defesa, para coordenar os trabalhos.

Na lista de personalidades estão o embaixador Francisco Seixas da Costa, o antigo ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas Guilherme d’Oliveira Martins, a ex-secretária de Estado da Defesa Nacional Ana Santos Pinto, o ex-deputado do PSD Matos Correia, o conselheiro do Presidente da República Bernardo Pires de Lima e ainda Bruno Cardoso Reis, Leonor Beleza, Miguel Monjardino e Vítor Bento.

Da área militar estão no conselho, que não será remunerado, o major-general João Vieira Borges, presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, o brigadeiro-general José Duarte da Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, e o major-general Vítor Viana, ex-director do Instituto de Defesa Nacional.

A equipa terá de apresentar a proposta de grandes opções do CEDN até 31 de Janeiro de 2023. A última revisão foi há nove anos, no governo de Passos Coelho.

$!Severiano Teixeira vai coordenar peritos em defesa
Ler mais
PUB