PS e PSD em “convergência” para o novo aeroporto

Costa e Montenegro afinaram a estratégia e prevêem que avaliação ambiental estratégica esteja concluída no final do próximo ano



Ainda não há fumo branco em relação à futura solução aeroportuária para Lisboa, mas PS e PSD chegaram, nesta sexta-feira, a um entendimento quanto à metodologia a adoptar. “Apresentámos a metodologia para podermos ter uma decisão consistente e sustentada sobre um problema que há décadas se arrasta e que está relacionado com a localização do novo aeroporto de Lisboa”, indicou o primeiro-ministro, em conferência de imprensa, no final da reunião com a delegação do PSD, liderada por Luís Montenegro.

Foi também com “satisfação” que António Costa comunicou ter sido possível “obter uma convergência quanto à metodologia a adoptar”. “Vamos contactar as diferentes entidades que vão contribuir para a composição da comissão técnica e de acompanhamento, que farão a avaliação ambiental estratégica, que deverá estar concluída até final do próximo ano”, acrescentou.

Esta reunião foi agendada na sequência de uma carta enviada por Montenegro ao primeiro-ministro e, no final, em declarações aos jornalistas, o líder dos sociais-democratas mostrou-se satisfeito com os resultados. “[A carta] teve por parte do primeiro-ministro um acolhimento generalizado” e, “nas próximas semanas, o Governo diligenciará” para avançar com obras na Portela e estudar a localização do novo aeroporto.

Horas antes desta reunião, o Presidente da República disse esperar que a nova solução aeroportuária não se arraste. “Folgo com ser possível podermos saber quando é que avança um investimento estrutural, consensualmente, que é um investimento aeroportuário prometido há não sei quantos anos e que se espera que não demore décadas ou eternidades a concretizar-se por falta de sustentabilidade na visão dos responsáveis políticos”, declarou no 7.º Congresso dos Contabilistas Certificados.

Leia a notícia também na edição do NOVO que está, este sábado, dia 24 de Setembro, nas bancas.

$!PS e PSD em “convergência” para o novo aeroporto
Ler mais