Fernando Araújo é o diretor-executivo do SNS

Manuel Pizarro anunciou, esta sexta-feira, que Fernando Araújo é o CEO do SNS e que a sede deste órgão será no Porto. Estão assim dados os primeiros passos para a criação da direção executiva do SNS, já que hoje foi também publicado em Diário da República o decreto-lei que regula a orgânica deste novo órgão.



Fernando Araújo, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, vai liderar a direcção executiva do Serviço Nacional de Saúde, anunciou, ao final da manhã desta sexta-feira, o novo ministro da Saúde.

”O Governo dirigiu ao professor Fernando Araújo um convite para o nomear como o primeiro diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde. Com muita satisfação posso anunciar que o professor aceitou esse convite”, revelou Manuel Pizarro, em conferência de imprensa.

Considerando que Fernando Araújo “é uma personalidade bem conhecida dos portugueses na saúde”, e que reúne um leque de competências e de “experiência na gestão de unidades de saúde”, o ministro da Saúde considerou que “ninguém tem dúvidas que esta é uma personalidade com todas as condições para dar ao SNS um aporte em matéria de gestão que reconhecemos ser necessário”.

A direcção executiva, que entrará em plenitude de funções em Janeiro de 2023, irá agora uma planear questões de ordem logística e apresentar uma proposta de estatutos, onde se incluirá a sede deste órgão. “Foi-nos proposto pelo diretor-executivo que a sede da direção executiva seja localizada no Porto e entendemos que essa proposta é consentânea com a intenção descentralizadora do Governo”, acrescentou Pizarro, confirmando assim que sede ficará localizada no Porto.

O ministro da Saúde já tinha, aliás, no início da semana, admitido a possibilidade de a sede da direção-executiva do SNS não ficar em Lisboa. “Este Governo tem uma forte vontade descentralizadora e lançou um processo de descentralização”, indicou na altura.

A escolha de Fernando Araújo para o cargo de CEO do SNS é anunciada no dia em que também ficou a ser conhecido o diploma que regula a orgânica deste novo órgão.

Ler mais
PUB