Condenado por terrorismo das FP-25 recebe medalha de mérito em junta socialista

Teodósio Alcobia, ex-autarca do BE, foi condenado a 15 anos de prisão por terrorismo enquanto membro das FP-25. Ainda assim, a Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra vai distingui-lo com uma medalha de mérito, considerando-o um “exemplo de serviço público”. Filho de uma das vítimas da organização defende que condecoração é “absolutamente miserável” e que “um terrorista e assassino não é exemplo para ninguém”. Chega e CDS votaram contra e condenam o executivo socialista. Presidente da junta de freguesia diz que condecoração só premeia “trabalho autárquico” de Alcobia



Teodósio Maria Alcobia, ex-autarca do Bloco de Esquerda (BE) condenado por associação terrorista enquanto membro das Forças Populares 25 de Abril (FP-25), vai receber uma das cinco medalhas de mérito que, no dia 12 de Julho, serão atribuídas pela Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra a pessoas consideradas como “exemplos de serviço público”. A proposta é da autoria do executivo socialista dessa junta e foi aprovada com votos a favor de PS, PCP e BE e contra de Chega e CDS, numa reunião de que o PSD esteve ausente.

Uma das vítimas desta organização foi Gaspar Castelo Branco, à data director-geral dos Serviços Prisionais, assassinado à porta de casa na véspera da segunda volta das presidenciais de 1986. O crime foi levado a cabo por um comando das FP-25 cuja identidade é desconhecida, mas o NOVO apurou que Teodósio Alcobia foi considerado um dos suspeitos pela Polícia Judiciária (PJ).

Mais de 30 anos se passaram; porém, o crime continua bem presente na memória de Manuel Castelo Branco, um dos três filhos de Gaspar. A condecoração é “absolutamente miserável”, diz ao NOVO, acrescentando que Alcobia “é um dos elementos mais perigosos das FP-25 e esteve envolvido em crimes como a tentativa de assassinato de um GNR no Algarve. Felizmente, a arma encravou e não aconteceu o pior”.

Leia a notícia na íntegra na edição do NOVO que está, esta sexta-feira, dia 1 de Julho, nas bancas.

$!Condenado por terrorismo das FP-25 recebe medalha de mérito em junta socialista
Ler mais
PUB