Ana Moura, hotéis de luxo e banquetes: Estado gasta mais de 200 mil euros em reunião europeia da Agricultura

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, planeou a Reunião Ministerial Informal de Agricultura, no âmbito da PPUE2021, como se fosse uma festa. Num só dia, os 27 governantes europeus tiveram banquetes ao almoço e ao jantar, com direito a um concerto privado da fadista Ana Moura, contratada por 11 mil euros. MNE teve de exigir contenção de despesa.



A agenda dos ministros europeus da Agricultura e Pescas de dia 14 de Junho de 2021 foi preenchida e animada. Depois de uma manhã a assistir à extracção de cortiça, milho, azeitona e a uma demonstração de agricultura de precisão na Companhia das Lezírias, em Samora Correia, a Reunião Ministerial Informal de Agricultura da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) juntou, à hora de almoço, 27 ministros europeus, acompanhados pelos seus delegados, assim como outros responsáveis de Bruxelas, num almoço restrito e farto.

No fim, a factura foi elevada: de acordo com o Portal Base, o “serviço de catering e organização de evento”, como material de montagem de tenda de orbital, palco com dois púlpitos e sistema de audiovisuais, assim como seis hospedeiras de apoio e guias na visita de campo, custou 33 870 euros. Como lhe conta o NOVO na edição em banca esta sexta-feira, 25 de Junho, tendo em conta que estiveram presentes 59 pessoas, foi um momento que custou 574 euros por pessoa – e a festa de dia 14 de Junho continuou noite adentro.

Este evento no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia foi, nas palavras de uma fonte socialista, “uma operação de charme” – que custou 211 mil euros –para segurar o acordo sobre a Política Agrícola Comum (PAC) 2021--27. Depois da tentativa falhada de fechar o acordo em Maio, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, tem agora a última tentativa para o assegurar em 28 de Junho, no último conselho a que preside – e a aproximação aos governantes europeus foi estrategicamente preparada (além de que a tutela quase não terá olhado aos custos).

$!Ana Moura, hotéis de luxo e banquetes: Estado gasta mais de 200 mil euros em reunião europeia da Agricultura
Ler mais
PUB