Rússia coloca em causa Portugal “como um parceiro fiável”

“Pedimos aos nossos colegas (portugueses) de se inibirem de dar passos que possam desacreditar Portugal como um parceiro fiável”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, na rede social Twitter. Em causa a cedência de seis helicópteros Kamov, aparelhos de origem russa.

Moscovo lançou esta quinta-feira duras críticas ao Governo português pelo facto deste Executivo ter enviado seis helicópteros Kamov para a Ucrânia.

A diplomacia russa considera que esta decisão do Governo liderado por António Costa trata-se de uma “violação das obrigações contratuais” por parte de Lisboa, posição assumida pelo facto destas serem aeronaves construídas na Rússia.

“Pedimos aos nossos colegas (portugueses) de se inibirem de dar passos que possam desacreditar Portugal como um parceiro fiável”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, na rede social Twitter.

Em outubro, Portugal anunciou o envio para a Ucrânia dos seis helicópteros Kamov, que estavam atualmente sem licença para operar, por serem de origem russa, um dos quais estava inoperacional.

Ler mais