Portugal sobe um lugar no índice da igualdade de género: está em 15.º entre os 27 da UE

O país conquistou quatro lugares desde 2010, mas continua abaixo da média europeia, revela o Instituto Europeu para a Igualdade de Género.



Portugal subiu um lugar no Índice da Igualdade de Género 2021, estando em 15.º lugar entre os 27 países da União Europeia (UE). O país conquistou quatro lugares desde 2010, mas continua abaixo da média europeia, revela o Instituto Europeu para a Igualdade de Género.

A iniciativa do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE, na sigla em inglês) avalia o estado da igualdade de género na União Europeia e divulgou esta quinta-feira os resultados para este ano.

No máximo de 100 pontos, Portugal conquistou 62.2 pontos, 5.8 pontos abaixo da média europeia.

Na avaliação do EIGE, Portugal destaca-se na área da saúde, onde tem o melhor desempenho de todos os países e onde pontua 84.8 pontos.

“Esta performance deve-se sobretudo a uma pontuação elevada na subcategoria ‘acesso à saúde’ [95.8 pontos]. No entanto, Portugal consegue apenas um 19.º lugar entre os Estados-membros nesta subcategoria e a sua pontuação é três pontos abaixo da média europeia [98.2]”, explica o relatório.

Por outro lado, o índice avalia também outras cinco áreas, entre “trabalho”, “dinheiro”, “conhecimento”, “uso do tempo” e “poder”, sendo o pior desempenho de Portugal nos usos e partilhas do tempo, na qual consegue apenas 47.5 pontos - abaixo dos 61 pontos da média da UE.

A baixa pontuação explica-se com as actividades sociais, em que Portugal conseguiu 35.7 pontos, tendo o EIGE constatado que só 10% das mulheres com mais de 15 anos praticam actividades desportivas, culturais ou de lazer, contra 20% dos homens, ou que 78% das mulheres com mais de 18 anos cozinham ou fazem tarefas domésticas todos os dias, contra 19% dos homens.

Em relação a Portugal, o EIGE destaca que o fosso de género no emprego continua por resolver; que as mulheres ganham menos do que os homens e que as mulheres continuam a ser sobrecarregadas com trabalho doméstico ou de cuidado.

Ler mais
PUB