Ponte Vasco da Gama festeja bodas de prata

A 29 de Março de 1998, sob a bênção do padre Vítor Melícias e na presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio, foi inaugurada a Ponte Vasco da Gama, travessia sobre o Tejo entre Lisboa e o Montijo. Passados 25 anos, percebe-se que a tentativa de aliviar o congestionamento de tráfego na Ponte 25 de Abril não foi um êxito total. Eis as duas décadas e meia da maior ponte rodoviária portuguesa em números.

Na quarta-feira, 29 de Março, a Ponte Vasco da Gama celebra 25 anos de vida. Neste período, não conseguiu atingir o objectivo da sua construção - aliviar o congestionamento da Ponte de 25 de Abril -, mas registou a passagem de mais de 51 milhões de veículos, com realce para 2004, ano do Europeu de futebol, e 2019, o único ano em que passaram no tabuleiro mais de 25 milhões de viaturas.

A Ponte Vasco da Gama foi construída num período considerado curto, pois teria de estar apta para a Expo 1998, que se iniciou dois meses depois de o padre Vítor Melícias e o Presidente Jorge Sampaio terem estado na inauguração - discreta, como era desejo do governo liderado por António Guterres, hoje secretário-geral das Nações Unidas.

Leia o artigo na íntegra na edição impressa do NOVO deste sábado, 25 de Março.

Ler mais