Pais voltam a poder entrar nas creches para deixar ou ir buscar os filhos

Norma actualizada da Direcção-Geral da Saúde indica também que crianças voltam a poder levar brinquedos de casa.



Os pais e encarregados de educação podem voltar a entrar nas creches e amas para deixar ou ir buscar os filhos. A informação consta na norma da Direcção-Geral da Saúde com as medidas gerais para creches e ama, esta quarta-feira actualizada.

“No acesso às instalações do encarregado de educação ou pessoa por ele designado na entrega/recepção da criança ou de outras pessoas devidamente habilitadas, nomeadamente fornecedores de bens e serviços”, pode ler-se. Os pais e encarregados de educação devem respeitar o distanciamento físico, evitar aglomerados e é recomendada a utilização de máscara facial.

Até agora, os pais tinham de ficar à porta dos estabelecimentos. A norma da autoridade de saúde ditava que os menores de três anos deviam “ser entregues/recebidas individualmente pelo encarregado de educação, ou pessoas por ele designada, à porta do estabelecimento, evitando, sempre que possível, a circulação dos mesmos dentro da creche”.

As crianças voltam também a poder levar brinquedos de casa, algo que estava proibido.

Mantém-se a recomendação de que “deve ser maximizado o distanciamento físico” entre as crianças “quando estão em mesas, berços e/ou espreguiçadeiras, devendo as crianças e funcionários ser organizados em salas fixas. Isto significa que a cada funcionário deve corresponder apenas a um grupo.

Ler mais
PUB