Movijovem arrisca-se a pagar um milhão após violar regras de concurso

A Movijovem, entidade sob a tutela da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, não respeitou as regras do concurso de concessão da Pousada de Juventude do Gerês e o tribunal declarou a nulidade do procedimento. Lesada pede agora uma indemnização de um milhão de euros, mas a Movijovem alega que não tem nada a pagar. Pelo contrário, acredita que deve receber cerca de 200 mil euros.



A Movijovem, cooperativa de interesse público que gere as Pousadas de Juventude, foi processada judicialmente e pode ter de pagar cerca de um milhão de euros de indemnização depois de o tribunal ter determinado a nulidade de um concurso público. A entidade, que está sob tutela da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, considera que “não há lugar a qualquer indemnização”.

Em causa está a concessão da Pousada de Juventude de Vilarinho das Furnas, agora designada Pousada de Juventude do Gerês, cuja gestão foi atribuída à Pacificgreen, depois de esta ter respondido a um anúncio de concurso, em Agosto de 2015 - altura em que a tutela estava sob a alçada de Emídio Guerreiro (PSD). Dois meses depois, as partes assinaram o contrato com vista à concessão da unidade hoteleira durante 15 anos.

Leia o artigo na íntegra na edição do NOVO que está, este sábado, dia 4 de Fevereiro, nas bancas.

Ler mais