Ministro dos Negócios Estrangeiros português visita Kiev

João Gomes Cravinho visita a Ucrânia no dia em que se realizam seis meses de guerra, coincidindo com o 31º aniversário da independência no país.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, está esta quarta-feira em Kiev para demostrar o apoio de Portugal à Ucrânia no dia em que o país celebra o 31.º aniversário da sua independência.

Os seis meses da guerra com a Rússia coincidem com o 31.º aniversário da independência do país, declarada a 24 de Agosto de 1991. Segundo a Lusa, o chefe da diplomacia portuguesa assinala assim “in loco esta importante e simbólica data, reiterando o apoio e a cooperação de Portugal ao país em guerra”.

João Gomes Cravinho já se reuniu com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba.

No início de Julho, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, divulgou um plano de reconstrução da Ucrânia com um investimento a 10 anos de 750 mil milhões de dólares. O plano foi divulgado numa conferência em Lugano, Suíça, em que quase quatro dezenas de países, incluindo Portugal, e instituições assinaram uma declaração sobre os princípios orientadores da reconstrução da Ucrânia.

Ler mais