Diabéticos “há vários meses” à espera do Infarmed para discutir falta de medicamento

Ozempic é o medicamento da discórdia, criado para os doentes com diabetes, mas que passou a ser utilizado também para combater a obesidade. Esta dupla valência tem levado a uma escassez do produto no mercado. Mas a situação já foi pior...

O Ozempic, fabricado pela Novo Nordisk, é um dos medicamentos cuja falta nas farmácias portuguesas mais se tem feito sentir, por uma razão simples: tem sido utilizado pelos diabéticos ao longo do tempo, mas agora tem sido também aproveitado, apesar de não comparticipado, para combater a obesidade, porque inibe o apetite e causa perda de peso.

“A situação já foi pior, mas ainda é complicada”, diz ao NOVO José Manuel Boavida, presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP). “O Infarmed limitou a comparticipação a diabéticos tipo 2 com índice de massa corporal [IMC] acima de 35 kg/m2, deixando de fora diabéticos que estavam a utilizá-los com grandes benefícios, quando isso não está nem na bula nem nos estudos feitos com o Ozempic. Mas terá sido essa a combinação com o laboratório, o que deixa muitas pessoas com diabetes em dificuldades”, explicou.

Leia o artigo na íntegra na edição impressa do NOVO deste sábado, 25 de Março.

Ler mais