A Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomendou especial atenção aos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas, devido à previsão de aumento gradual da temperatura para os próximos dias.
A DGS recomenda que os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas sigam as recomendações do médico assistente ou da linha SNS24, aconselhando o contacto e acompanhamento de idosos e outras pessoas que vivam isoladas.
Os adultos devem ainda assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado.
“As crianças com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar, directa ou indirecta”, recomenda a DGS.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um aumento da temperatura entre esta quinta-feira e domingo, podendo os termómetros variar entre 35ºC e 38°C nas regiões dos vales do Guadiana, do Tejo e do Douro.
A DGS aconselha cuidados especiais como evitar esforços físicos no exterior e a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00.