Foram recolhidas mais de 10 toneladas de resíduos no final do cortejo da Queima das Fitas de Coimbra, que atravessou as ruas de Coimbra na terça-feira, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A operação envolveu 70 operacionais e 28 meios mecânicos, sendo que, das 10,4 toneladas recolhidas, foi possível separar sete toneladas para reciclagem, ou seja, cerca de uma tonelada a mais relativamente a 2022, afirmou o município de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Estiveram envolvidos na tarefa o departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra e a empresa Serviços Urbanos e Meio Ambiente, ao serviço da autarquia.
Estes resultados demonstraram uma redução de quase duas toneladas relativamente ao último desfile de estudantes, em Maio de 2022, quando foram recolhidas 12 toneladas de resíduos.
“Esta diminuição justifica-se com a disponibilização de mais pontos de recolha de resíduos, que facilitaram a separação, e ainda com o facto de a Câmara Municipal, em articulação com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas, ter trabalhado na sensibilização para a redução de desperdício relativo às bebidas nos carros alegóricos”, lê-se na nota.
A recolha de lixo e de limpeza das ruas foi realizada imediatamente a seguir à passagem do cortejo dos estudantes, entre a Alta e a Baixa de Coimbra.
De acordo com a autarquia, a estes valores ainda deverá acrescer o material proveniente do desmantelamento dos carros de curso, que decorrerá durante aproximadamente uma semana.