Covid-19. Graça Freitas anuncia mudanças no isolamento de vacinados

Directora-geral da Saúde revela que norma está feita, mas aguarda o momento para ser publicada. Alterações na periocidade dos boletins epidemiológicos também estão a ser ponderadas.



A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou, esta terça-feira, que já está finalizada a norma que vai avançar com mudanças no isolamento profiláctico de vacinados que tenham contactos com casos positivos de infecção por SARS-CoV-2, aguardando-se o momento considerado correcto para que a mesma seja publicada.

“Estamos neste momento a avaliar muito bem a questão das pessoas que ficam em isolamento profiláctico no sentido de distinguir quem tem um contacto com uma pessoa doente e está vacinado de uma pessoa que teve esse contacto e não está vacinada”, declarou Graça Freitas durante uma entrevista ao Público, sublinhando: “essa é uma das medidas que vai ser tornada diferente.”

A Direcção-Geral da Saúde pondera também alterar a periocidade dos boletins epidemiológicos, até agora diários, que revelam os números de covid-19 diariamente em Portugal. “Queremos aumentar o intervalo desta publicação, sendo que sempre que acontecer alguma coisa inesperada comunicaremos”, confessou. O objectivo desta decisão é claro: “Vamos libertar os portugueses desta carga que é recordar todos os dias quantos casos, quantos internamentos, porque isso também dá um peso à nossa vida.”

Para Graça Freitas, Portugal está agora “numa fase de transição epidemiológica”, uma vez que a população já não está completamente desprotegida em relação ao vírus. “Vamos tender a voltar à nossa vida como era em 2019”, rematou.

Ler mais
PUB