Confirmados 74 casos de varíola dos macacos em Portugal

Maioria das infecções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e do Algarve. Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.



A Direcção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta sexta-feira mais 16 casos de infecção pelo vírus monkeypox – varíola dos macacos – em Portugal. Há assim, até ao momento, um total de 74 casos confirmados.

A maioria das infecções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e do Algarve.

“Todas as infecções confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”, adianta a DGS.

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo a DGS, “os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”.

“Os indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço devem procurar aconselhamento clínico. Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas”, explica, em comunicado, a DGS.

“Reforçam-se as medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os doentes abster-se de contacto físico directo com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objectos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas”, conclui a nota.

Ler mais
PUB