A LibertyCon Europa, o maior evento pró-liberdade do continente, está quase a chegar, e este ano realiza-se em Portugal! Nos próximos dias 22 e 23 de Abril, o Convento do Beato e o Suspenso Lisboa irão receber as várias palestras, exibições, exposições e discussões que compõem este acontecimento organizado pela Students for Liberty.
A LibertyCon é, verdadeiramente, um acontecimento único e uma oportunidade privilegiada de entrar em contacto com ideias e realidades profundas que permitirão adquirir conhecimento e enriquecer o intelecto. Como coordenadora local por Lisboa da delegação do Students for Liberty em Portugal, deixo, abaixo, quatro razões que poderão despertar o interesse do leitor em comparecer no evento.
Diversidade cultural
A LibertyCon Europa é um evento a nível continental, o que significa que acolherá cidadãos de vários países, de Espanha à Geórgia, de França à Ucrânia, de Itália à Finlândia. Esta vasta e diversa audiência terá a oportunidade de comunicar entre si, partilhando experiências e visões do mundo. Aqui, um português vai ter a oportunidade de conversar, por exemplo, com ucranianos que contactam diariamente com a realidade da guerra ou com georgianos que vivem de perto o caos das questões da soberania no Cáucaso. Isto, querendo falar em geografias mais remotas. Cada país europeu tem a sua história e cada cidadão vê a liberdade à sua maneira. A LibertyCon ajudará a compreender porquê, promovendo conversas cara a cara impulsionadas por lentes pessoais e culturais.
Diversidade programática
As palestras são uma importante e enriquecedora forma de adquirir conhecimento mas, na Students for Liberty, acreditamos que o entretenimento também ajuda a estimular a capacidade intelectual do indivíduo. Enquanto o primeiro dia da LibertyCon terá uma componente mais teórica, marcada por intervenções de oradores vindos dos quatro cantos do mundo, o segundo pautar-se-á por um panorama mais lúdico, com jogos, exposições e sessões de cinema. Os conteúdos abordados também irão abranger uma extensa gama de interesses, como teoria política, democracia, empreendedorismo e cultura.
Convidados de luxo
A LibertyCon deste ano apresenta um painel de convidados de luxo, alguns dos quais nem sempre se tem a oportunidade de ouvir ao vivo.
Um dos nomes em destaque na edição deste ano é David D. Friedman, filho de Milton Friedman, importante precursor contemporâneo da Escola de Chicago e autor cujo magnum opus é o livro “The Machinery of Freedom”. O evento contará ainda com a presença de Daniel Hannan, membro do UK Board of Trade e vice-presidente do Partido Conservador do Reino Unido; Raphaël Lima, fundador do podcast Ideias Radicais e do Instituto Livre Mercado; David Boaz, antigo director-executivo do Council for a Competitive Economy e actual vice-presidente executivo do Instituto Cato; e Gloria Alvarez, cientista política guatemalteca e grande referência do libertarianismo nas Américas. A nível nacional, representarão o nosso país como oradores Carlos Guimarães Pinto, deputado pela Iniciativa Liberal e fundador do think tank Instituto +Liberdade; e Fred Antunes, CEO da RealFevr e fundador da Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas.
Abertura a várias ideias
Na Students for Liberty, como o nome indica, defendemos a liberdade. Defender a liberdade significa também estar aberto aos ideais de quem não concorda connosco. No fundo, gostamos de cumprir a máxima daquela famosa frase atribuída a Voltaire: “Abomino o que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres.” A LibertyCon está pronta a receber pessoas de todas as cores políticas e ideológicas, e nós, na Students for Liberty, estamos completamente abertos à discussão de diferentes pontos de vista.
Os interessados em participar na LibertyCon podem obter os seus bilhetes aqui.