Viseu: Federação do PS veta autarca de Carregal do Sal
Reunião da comissão política distrital dos socialistas fechou candidaturas autárquicas mais difíceis. E deu razão à concelhia de Carregal do Sal. Em aberto ficou o caso de Resende. O impasse mantém-se.
A Federação distrital do PS Viseu aprovou esta segunda-feira à noite o nome de Paulo Catalino como candidato à Câmara de Carregal do Sal , depois da concelhia ter vetado o nome do actual presidente da autarquia Rogério Abrantes. O processo foi avocado para a federação e a decisão seguiu a linha da concelhia, a de aprovar o nome do presidente daquela secção, Paulo Catalino.
Em Moimenta da Beira, o nome escolhido foi o de Paulo Figueiredo, depois de um atribulado processo, com a renúncia de Alcides Sarmento de todos os cargos locais do PS, um processo disciplinar e troca de acusações com a federação distrital por causa de procedimentos internos.
Em Nelas, o processo também ficou concluído com a aprovação do actual presidente de câmara Borges da Silva, contrariando a intenção da concelhia de optar por Sofia Relvas, antiga vice-presidente da autarquia.
O caso de Resende ficou, contudo, por fechar e parece ser o mais difícil. A concelhia vetou o nome de Garcez Trindade, mas o actual presidente da Câmara avisou que será candidato. Ou seja, abriu a porta a uma candidatura independente. Ao Novo, o presidente da Federação do PS de Viseu, José Rui Cruz, reconheceu que se está “num impasse”. Está a decorrer uma sondagem e ainda não há decisão. A posição pública de Garcez Trindade, a garantir que será recandidato, mesmo com o veto da concelhia, “não ajuda”, reconhece José Rui Cruz. Porém, “em política os caminhos nunca estão fechados”, admitiu o também deputado socialista.
A federação distrital do PS/Viseu decidiu ainda “acompanhar” os nomes dos candidatos, propostos pelas secções locais para os concelhos de: Castro Daire(Fernando Carneiro), Cinfães ( Armando Mourisco), Lamego( Ângelo Moura), Mangualde (Marco Almeida), Mortágua (Ricardo Pardal), Penalva do Castelo (Francisco Carvalho), Penedono ( Sónia Numão), Santa Comba Dão (Leonel Gouveia), São Pedro do Sul (Vitor Figueiredo), Tondela (Francisco Coutinho), Vila Nova de Paiva (Paulo Marques) e Viseu (João Azevedo).