Vacinação. França é o primeiro país da UE a testar certificado digital
Estratégia visa permitir que cidadãos europeus viajem em segurança e mais livremente no Verão, apesar da pandemia de covid-19.
França vai ser o primeiro país da União Europeia a testar o certificado digital de vacinação como parte da estratégia de Bruxelas para permitir que os cidadãos viajem mais livremente no Verão.
A app de rastreio TousAntiCovid foi actualizada para armazenar informações relativas aos resultados de testes à covid-19 e até 29 de Abril deverá incluir o certificado de vacinação.
De acordo com o Le Monde, se os testes correrem bem, o sistema poderá ser adoptado em eventos públicos, como concertos, festivais e feiras. O governo francês afastou a hipótese de este sistema ser utilizado em “bares ou restaurantes”.
O ministro da Transição Digital do país, Cédric O, disse que estes testes fazem parte de um sistema europeu “reforçado, consolidado e padronizado”. Para já, o documento de vacinação será pedido apenas a pessoas que viajem para Córsega.
O comissário europeu para a Justiça, Didier Reynder, revelou, na semana passada, que Bruxelas espera ter o “certificado verde digital” operacional a 21 de Junho. Apesar de defender a importância de um documento que facilite as viagens entre países de forma segura, a Comissão Europeia frisa que este não pode ser uma pré-condição para o exercício dos direitos de livre circulação.
*Com Lusa