Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condena Rússia pelo ataque à Geórgia em 2008

Juízes consideraram provado que Rússia tolerou actos contrários à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, como assassínio de civis, tortura e detenção ilegal durante o conflito.

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) condenou a Rússia, esta quinta-feira, a indemnizar a Geórgia em 130 milhões de euros por várias violações dos Direitos Humanos durante o conflito na região da Ossétia do Sul, em 2008.

O grupo de juízes europeus considerou como provado que a Rússia tolerou actos contrários à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, perpetrados pelas suas tropas durante o conflito no antigo estado da União Soviética, entre eles o assassinato de civis, tortura, incêndios e detenção ilegal.

Do total da indemnização, Moscovo deve pagar 115 milhões de euros aos 23 mil georgianos que foram impedidos de voltar para as suas residências na Ossétia do Sul e na Abkházia e deve ainda ressarcir 8,2 milhões aos familiares das 412 vítimas mortais do conflito pelos obstáculos impostos às investigações das suas mortes.

O Tribunal de Estrasburgo já tinha condenado a Rússia por crimes cometidos no conflito de 2008, na Ossétia do Sul, mas, até agora, Moscovo ainda não cumpriu as sentenças.