TAP regressa ao lucro com ganhos de 22,9 milhões de euros no semestre

Presidente-executivo diz que as métricas estão acima do previsto no plano de reestruturação e que o próximo semestre será intenso, com uma procura forte e reservas consideráveis

A TAP registou resultados líquidos positivos de 22,9 milhões de euros no primeiro semestre de 2023, o que compara com um prejuízo de 202,1 milhões de euros em igual período do ano passado, anunciou a transportadora aérea, esta quarta-feira, 30 de agosto.

Em comunicado, a empresa justifica a evolução com o “forte crescimento das receitas operacionais”, que aumentaram 44,3%, para 1,9 mil milhões de euros, que contribuíram para que se alcançassem “resultados operacionais robustos”.

Os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA, na sigla em inglês), aumentaram 31,9%, para 231,2 milhões de euros. A empresa destaca que o EBITDA recorrente aumentou 54,1%.

Trata-se da primeira vez que a transportadora aérea “regista resultados positivos nos primeiros seis meses de um ano, desde que os resultados semestrais são publicados”, o que acontece desde 2019, realça a TAP.

Acrescenta que o resultado líquido representa “uma melhoria de 225 milhões de euros”, face a idêntico semestre do ano passado, e que, em relação a 2019, período pós-pandemia de covid-19, traduz um aumento de 134,9 milhões de euros.

“Este crescimento é revelador da abordagem equilibrada adotada pela TAP na capitalização de oportunidades de mercado”, refere a transportadora aérea.

“As margens operacionais e o trajeto de desalavancagem, acima das metas do plano de restruturação, provam a sustentabilidade financeira do grupo num momento crítico da nossa história”, diz o presidente-executivo da transportadora aérea, Luís Rodrigues, citado no comunicado, acrescentando que, “no entanto, ainda há um longo caminho a percorrer”.

Luís Rodrigues antevê que o segundo semestre do ano será “intenso”, mas que a empresa está preparada. “A procura continua forte com as reservas para os próximos trimestres a atingirem valores consideráveis”, diz.