Sunak desiludido com resultados preliminares das autárquicas britânicas

Resultados indicam derrota do Partido Conservador e avanços para os partidos da oposição.

O primeiro-ministro da Inglaterra, Rishi Sunak, disse estar desiludido com os resultados preliminares das eleições autárquicas, divulgados esta quinta-feira, que indicam uma derrota do Partido Conservador e avanços para os partidos da oposição.

Em declarações transmitidas pela Sky News, salientou, contudo, que, “em termos de resultados, ainda é cedo”.

Os Trabalhistas ganhou 653 lugares dos cerca de oito mil em disputa, mais 120 do que em 2019, enquanto os Conservadores perderam 226, após eleger 452 vereadores, apurados 62 dos 230 municípios que foram a votos.

Ainda assim, escreve a Lusa, Sunak sublinhou que os ‘tories’ estão a “fazer progressos em campos de batalha eleitorais importantes”.

“Não estou a detectar qualquer movimento maciço em direcção ao Partido Trabalhista ou entusiasmo pela agenda deles”, argumentou.

Por seu lado, os Liberais Democratas, quarto maior partido da oposição, conquistaram 59 novos lugares em 329 assegurados. Os Verdes também já contam mais 33 entre os 55 eleitos.

Perante os resultados destas eleições, as últimas de escala nacional antes das legislativas de 2024, os analistas apontam para “uma ideia das tendências de voto para a escolha do próximo governo”.