O Instituto Português do Desporto e Juventude apresentou nesta terça-feira, 19 de setembro, a 9.ª Semana Europeia da Juventude que se vai desenrolar de 23 a 30 de setembro.

Trata-se de um programa da comissão europeia, organizado em Portugal pelo IPDJ, e que tem como finalidade combater a inatividade dos cidadãos, como adiantou em conferência de imprensa Vítor Pataco, presidente do IPDJ.

A semana vai começar a 23 no Jamor com um dia em família e que culminará com uma corrida noturna, ocorrendo a mesma atividade em Viana do Castelo, que é a cidade europeia do Desporto em 2023.

A 24 o Faial, nos Açores, recebe uma jornada de desportos náuticos e de escalada. Nos dias seguintes a atividades principais passarão por Alcobaça, Vila Nova de Gaia, Vinhais e Faro. Ainda assim, tudo se desenrolará em simultâneo com muitas outras iniciativas promovidas “mais de 170 autarquias” que se juntaram ao evento.

No ano passado mais de 2.5 milhões de cidadãos participaram na Semana Europeia do Desporto repartidos por mais de 2 mil atividades. O grande objetivo, segundo Vítor Pataco, passa porque esta semana “se prolongue o ano inteiro” de modo a combater a “inatividade física”.