Reino Unido: Inflação desce para 6,8%, valor mais baixo desde fevereiro de 2022
Dados avançados pelo Gabinete Oficial de Estatística que destacou também “efeitos notáveis em baixa nos produtos alimentares e nas bebidas não alcoólicas”.
A inflação britânica desceu para 6,8% em julho em termos anuais – a mais baixa desde fevereiro de 2022 -, depois de ter registado 7,9% no mês anterior, anunciou esta manhã o Gabinete Oficial de Estatística (ONS) do Reino Unido.
Em outubro do ano passado, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou um pico de 11,1%, que o gabinete britânico estima que tenha sido a maior taxa de inflação anual desde 1981, dado que a série de estatísticas nacionais do IPC começa em janeiro de 1997.
De acordo com ONS, o abrandamento da taxa anual entre junho e julho resultou da quebra dos preços em 0,4% no mês, em comparação com um aumento de 0,6% um ano antes.
O abrandamento das taxas de inflação homólogas em julho deste ano, acrescenta o gabinete, refletiu principalmente as variações de preços na habitação e nos serviços às famílias, sobretudo no gás e na eletricidade.
“Registaram-se também efeitos notáveis em baixa nos produtos alimentares e nas bebidas não alcoólicas, em particular no leite, no pão e nos cereais. Os hotéis e o transporte aéreo de passageiros deram os maiores contributos compensatórios para a variação da taxa anual”, detalha o ONS.