Radares de controlo de velocidade média a partir de setembro

Conheça quais os locais estratégicos onde vão ser colocados os novos aparelhos de controlo de velocidade média.

A partir de 1 de setembro vão entrar em funcionamento os novos radares de controlo de velocidade média. Serão 12, inseridos num conjunto de 37 novos radares que vão engrossar a rede de Locais de Controlo de Velocidade (LCV) passando totalizar 123 em todo o país.

A informação foi anunciada esta quarta-feira durante uma sessão pública que teve lugar na EN10, no concelho do Montijo, e que contou com a presença da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

A diferença entre os radares atuais e os 12 novos que vão entrar em funcionamento é substancial. Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os atuais radares de velocidade instantânea “são equipamentos que fiscalizam a velocidade praticada por cada condutor através da medida da velocidade instantânea do respetivo veículo, ou seja, a velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade”. Já os radares de velocidade média “são equipamentos que fiscalizam a velocidade média praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância”. Estes serão colocados em locais onde a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas em pontos específicos.

Durante a sessão, foi igualmente anunciado o lançamento da campanha de segurança rodoviária “Os radares salvam vidas”, que tem como objetivo dar a conhecer os locais onde os novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade estão colocados, para que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam previamente estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros.

Veja neste link os mapas e a listagem relativos aos locais controlo de velocidade em funcionamento e a entrar em funcionamento em 1 de setembro de 2023.