PSP atenta a ameaças de potenciais ataques em escolas

Ameaças estão relacionadas com o massacre de Columbine, nos Estados Unidos, que completa esta quinta-feira 24 anos.

A PSP está a monitorizar ameaças que têm surgido nas redes sociais relacionadas com potenciais ataques a escolas, na sequência de várias denúncias apresentadas por cidadãos.

Estas ameaças estão relacionadas com o massacre na escola secundária de Columbine, nos Estados Unidos, que completa esta quinta-feira 24 anos.

A 20 de Abril de 1999, na cidade de Littleton, no estado do Colorado, dois estudantes invadiram a Columbine High School e mataram 12 alunos e um professor, suicidando-se de seguida.

Numa nota citada pela Lusa, a PSP afirma estar a acompanhar a situação junto dos estabelecimentos de ensino e população escolar e apela a quem tenha acesso a informação adicional – por exemplo, relacionada com pessoas envolvidas na difusão destes conteúdos – que contacte as autoridades.

As autoridades pedem que quem detecte, nos estabelecimentos de ensino, “algum problema ou uma simples movimentação suspeita” contacte de imediato a PSP, preferencialmente a equipa de polícias da Escola Segura da área. Em situações de emergência, o apoio necessário – policial, médico ou outro – pode ser solicitado pelo 112.

A PSP recorda ainda que, entre as emergências que devem ser reportadas via 112, estão as situações que envolvam pessoas em risco de vida e/ou necessidade imediata de assistência médica; crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer no momento da chamada; incidentes graves, como inundações, aluimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários graves ou que impliquem risco para a circulação; e ainda a descoberta de crianças e seniores perdidos, nomeadamente aderentes aos programas da PSP Estou Aqui Crianças e Estou Aqui Adultos, para comunicar a sua localização e número da pulseira.