PSD quer ouvir com urgência director do SIS
Sociais-democratas consideram que é “necessário o total apuramento e esclarecimento da legalidade desta intervenção que coloca em causa a credibilidade das instituições”. PAN também já pediu mais esclarecimentos sobre um caso que levanta “graves dúvidas”.
O PSD requereu hoje uma audição urgente da secretária-geral do SIRP e do director do SIS sobre o envolvimento dos serviços de informação na recuperação do computador atribuído ao antigo adjunto de João Galamba.
Num requerimento dirigido ao presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, os sociais-democratas defendem que é “necessário o total apuramento e esclarecimento da legalidade desta intervenção que coloca em causa a credibilidade das instituições”.
Considerando que “os serviços de informações devem pautar a sua actuação no estrito cumprimento da lei e da Constituição”, o grupo parlamentar do PSD “entende que é da maior urgência ouvir em audição os mais altos responsáveis pelas informações da República, a fim de ser apurada a real dimensão destes graves acontecimentos”, refere o requerimento.
O PAN também já enviou ao presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Fernando Negrão, um requerimento no mesmo sentido, considerando que este caso levanta “graves dúvidas” e carece de um “cabal esclarecimento”. O PAN quer também ouvir o ministro das Infra-Estruturas, João Galamba, e o seu antigo adjunto Frederico Pinheiro.