Protecção Civil alerta para perigo de incêndio nos próximos dias
IPMA estima níveis de perigo de incêndio muito elevado a máximo no interior norte e centro e no Algarve.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou, esta quinta-feira, para o perigo de incêndio rural nos próximos dias, face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de vento, tempo quente e seco.
ℹ️ ⚠️ A @ProteccaoCivil emitiu hoje um #AvisoPopulação devido às previsões do @ipma_pt de tempo quente e seco, alertando para o perigo de #incendiorural sobretudo no interior Norte, Centro e no Algarve.
— Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (@ProteccaoCivil) May 11, 2023
Saiba os cuidados a ter ⬇️https://t.co/deleKrWMBg pic.twitter.com/9VjZ2rnqfC
A ANEPC estima níveis de perigo de incêndio muito elevado a máximo no interior norte e centro e no Algarve, dadas previsões do IPMA, que aponta para temperaturas máximas entre 25º e 32º nas regiões do Sul e Alto Tejo e intensificação do vento no litoral Oeste e no Barlavento Algarvio até ao final desta sexta-feira.
“[Prevê-se o] aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como o aumento da dificuldade das acções de supressão, especialmente no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”, lê-se em nota da ANEPC.
Perante este cenário, a ANEPC recorda que “é proibido fazer queimada extensiva sem autorização, aconselhando a população a contactar a câmara municipal”.