Presidente da República visita Açores e Madeira no fim-de-semana
Marcelo Rebelo de Sousa terá encontros com os representantes da República, presidentes dos governos e dos parlamentos regionais e partidos políticos.
O Presidente da República vai deslocar-se no fim-de-semana às regiões autónomas dos Açores e da Madeira, onde terá encontros com os representantes da República, presidentes dos governos e dos parlamentos regionais e partidos políticos.
Segundo uma nota divulgada no sítio oficial da Presidência da República, “na sequência da tomada de posse, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa irá apresentar cumprimentos às autoridades das duas regiões autónomas”.
O chefe de Estado tem “encontros previstos com os representantes da República, com os presidentes das assembleias legislativas regionais, com os presidentes dos governos regionais e com os partidos políticos aí representados”, lê-se da mesma nota.
A Presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa “já tinha previsto anteriormente” deslocar-se aos Açores e à Madeira.
A sua deslocação às duas regiões autónomas esteve prevista para 5 de Março, ainda no final do seu anterior mandato, mas foi adiada devido às condições de vento na Madeira.
Estas serão as primeiras visitas de Marcelo Rebelo de Sousa aos Açores e à Madeira neste seu segundo mandato como Presidente da República, iniciado em 9 de Março deste ano, após ter sido reeleito nas presidenciais de 24 de Janeiro, à primeira volta, com 60,67% dos votos expressos.
O presidente do Governo Regional da Madeira já tinha divulgado que o Presidente da República iria visitar esta região autónoma no domingo. “Sim, está confirmado. O senhor Presidente, segundo sei, vai no sábado aos Açores, e vem cá no domingo”, declarou Miguel Albuquerque, na quarta-feira.
“Penso que será importante [a visita de Marcelo Rebelo de Sousa] para falarmos sobre alguns dos dossiês que estão pendentes, designadamente a Lei das Finanças Regionais, a questão da consolidação e da pacificação relativamente ao Centro Internacional de Negócios e o eventual processo de revisão constitucional, no qual a Madeira quer ter um papel activo”, considerou.
Em 9 de Março, dia em que tomou posse para um segundo mandato, o chefe de Estado reconduziu os representantes da República para os Açores, o embaixador Pedro Catarino, e para a Madeira, o juiz conselheiro Ireneu Barreto.
A Constituição estabelece que o Presidente da República nomeia para cada uma das regiões autónomas um representante da República, cujo mandato que tem a mesma duração do mandato presidencial.
Tanto Ireneu Barreto como Pedro Catarino assumiram o cargo de representante da República em 2011, nomeados pelo anterior chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, no início do seu segundo mandato de cinco anos.