Polícia Federal não apreendeu passaporte de Bolsonaro, apesar de ordem do juiz

Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou apreensão de passaporte e armas do ex-Presidente Brasileiro e mais 15 pessoas sob investigação.

No entanto, de acordo com a imprensa brasileira, a Polícia Federal não apreendeu o passaporte de Bolsonaro, detalhou o gabinete de Alexandre Moraes, explicando que o mandado de busca apenas lista o que poderia ser recolhido, ficando à discrição dos agentes de autoridade o que interessa ou não para a investigação.

Na sua decisão, o juiz do Supremo Tribunal Federal determinou “a busca e apreensão de armas, munições, computadores, passaporte, tablets, telemóveis e outros dispositivos electrónicos, bem como quaisquer outros materiais relacionados” com os factos descritos no mandado de busca e apreensão.

Em entrevista à Jovem Pan, Jair Bolsonaro confirmou que a polícia apreendeu uma pistola sua: “Houve a apreensão de uma pistola minha. Disse à Polícia Federal que não posso ficar dentro de minha casa desarmado, não é seguro.”

Jair Bolsonaro está a ser investigado por ter alegadamente forjado dados dos passaportes de vacinação contra a covid-19. Os mandados de busca foram emitidos para todos os alvos da investigação, incluindo os seis que ficaram em prisão preventiva.