PJ participa em operação para desmantelar rede criminosa que enviava droga para a Europa

No último ano e meio foram detidas seis pessoas no âmbito da Operação Opatija e foi apreendido um total de 2.700 quilos de cocaína.

A Polícia Judiciária (PJ) participou numa operação internacional de combate ao tráfico de estupefacientes e ajudou a desmantelar uma rede criminosa que enviava droga, nomeadamente cocaína, para a Europa.

Num comunicado, a PJ informou que, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, participou na Operação Opatija, juntamente com as autoridades do Brasil, Croácia, França, Polónia, Espanha, Eslovénia, Estados Unidos e Sérvia. A operação foi coordenada pela Europol.

A Operação Opatija foi iniciada em janeiro de 2022 e resultou na detenção de seis pessoas de nacionalidades diferentes e na apreensão de um total de 2.700 quilos de cocaína, elevada quantidade de dinheiro, imóveis, viaturas e outros objetos com relevância para a prova dos factos em investigação.

A investigação foi iniciada pelas autoridades sérvias e incidiu sobre um cartel de droga, que se pensa estar envolvido no tráfico em grande escala de cocaína da América do Sul, designadamente do Brasil, para a Europa.

A operação rapidamente envolveu outros países do continente europeu, entre os quais Portugal, que participou ativamente em ações de vigilância e recolha de informação relevante para o desfecho da operação.