Paulo Portas, Manuel Monteiro e Assunção Cristas vão estar na rentrée do CDS

Lobo Xavier vai apresentar a atualização da Declaração de Princípios do partido, uma adaptação ao século XXI. Arranque do ano político terá lugar a 9 de setembro.

O CDS vai marcar a sua rentrée política, no próximo dia 9 de setembro, com uma Convenção Programática na sede do partido, no Largo do Caldas, onde marcarão presença os ex-líderes Paulo Portas, Manuel Monteiro e Assunção Cristas, onde será apresentada a atualização da Declaração de Princípios dos democratas-cristãos.

Em declarações ao NOVO, o presidente do CDS, Nuno Melo, revelou que o evento vai começar com uma intervenção de António Lobo Xavier, dedicada à apresentação da atualização da Declarações de Princípios do partido, que data de 1974.

“Será uma adaptação ao século XXI”, adiantou Nuno Melo, acrescentando que, depois das intervenções dos ex-líderes, o encerramento estará a seu cargo. A abertura do “ciclo europeu” será um dos temas-chave.

Com esta Convenção Programática, os centristas pretendem “sublinhar a sua dimensão como um partido de quadros de enorme qualidade, ideologicamente consistente e com experiência governativa” e ainda “mobilizar com sentido de união os simpatizantes, militantes, dirigentes e autarcas, centrados num novo ciclo decisivo para o futuro do CDS-PP”.

Nesse mesmo dia, logo no arranque do evento, reúne-se o Conselho Estratégico Programático, órgão que nasceu do Congresso Estatutário que se realizou logo após Nuno Melo ter assumido a liderança do partido.

O CDS, disse Nuno Melo, vai marcar ainda o arranque do novo ano político, no qual o líder espera que o partido “faça prova de vida”, com uma volta por todos os distritos do país. A nova Declaração de Princípios será, entretanto, votada num Conselho Nacional ainda a agendar e mais tarde sujeita à apreciação do congresso que deverá ocorrer no início de 2024.

Ainda antes da rentrée, a 4 de setembro, o líder e o secretário-geral do CDS vão estar na Madeira em contacto com os eleitores, uma vez que as eleições Regionais vão ter lugar no dia 24 de setembro.

O CDS, adianta o partido em comunicado, vai estar na Festa dos Romeiros, no Chão dos Louros, na Madeira. A festa popular contará com a presença do líder do CDS Madeira, Rui Barreto, e do líder do CDS-PP, Nuno Melo, e marcará o arranque da campanha eleitoral para as próximas eleições Regionais na Madeira, em que o CDS-PP concorre em coligação com o PSD (coligação Somos Madeira).