Novo visto do Brasil atrai cada vez mais nómadas digitais ao Rio de Janeiro

Um dos maiores investimentos locais passa pela cobertura 5G em toda a cidade.

Lançado em Janeiro de 2022, o novo visto do Brasil para nómadas digitais tem atraído cada vez mais trabalhadores remotos para o país e o Rio de Janeiro é um dos locais de maior interesse.

Face a este aumento, o governo tem feito investimentos ao nível local (cafés, lojas e espaços comuns), bem como apostado na melhoria da conectividade na cidade, incluindo a cobertura 5G, para tornar a cidade mais adequada a este tipo de trabalhadores.

“Ao contrário de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, o Rio tem comodidades, praias incríveis e outras atracções ao ar livre”, revelou à BBC Janeesa Hollingshead, nómada digital norte-americana que mora no Rio há um ano.

Obter este visto trata-se de um processo mais fácil e mais rápido, quando comparado com o processo de autorização de residência. Este visto permite, por exemplo, que os visitantes mantenham o seu emprego actual no país de origem, bem como estadias de duração de um ano na cidade, com opção de renovação por mais 12 meses.

Para candidatar-se ao visto, os interessados deverão fornecer um comprovativo de trabalho e ganhar pelo menos 1.500 dólares por mês (aproximadamente 1.360 euros) ou ter 18 mil dólares (16 mil euros) em poupanças.