Noruega vai emprestar doses da vacina da AstraZeneca à Suécia e à Islândia
Empréstimo permitirá que os dois países nórdicos acelerem as suas campanhas de vacinação.
A Noruega vai emprestar 216 mil doses da vacina da AstraZeneca à Suécia e à Islândia, anunciou o ministro da Saúde norueguês, esta quinta-feira.
Este empréstimo permitirá que os dois países nórdicos acelerem as suas campanhas de vacinação.
A Noruega suspendeu a administração da vacina da farmacêutica anglo-sueca a 11 de Março, após um pequeno número de pessoas mais jovens terem sido hospitalizadas devido a uma combinação de coágulos sanguíneos, sangramento e baixa contagem de plaquetas, alguns dos quais morreram mais tarde.
A Suécia e a Islândia poderão receber as doses da vacina enquanto a sua administração estiver suspensa na Noruega. “Receberemos as doses que emprestamos assim que pedirmos”, esclareceu o ministro norueguês, em comunicado.
A Noruega, que adiou duas vezes a decisão de retomar o uso da vacina da AstraZeneca, espera agora um relatório da comissão nomeada pelo Governo, a 10 de Maio.
Se a decisão for a de excluir permanentemente a vacina do plano de vacinação, as doses encomendadas podem ser doadas a outros países em cooperação com a União Europeia, acrescentou o responsável pela tutela da saúde.