Miranda Sarmento prepara “saída limpa” da presidência da bancada do PSD

Dos jornais aos sites, fique a par das notícias que vão marcar o dia de hoje.

Líder parlamentar do PSD prepara “saída limpa”; FMI alerta bancos portugueses para riscos vindos do imobiliário; idade média dos trabalhadores da função pública ultrapassa os 48 anos; e advogados usam crise do Tribunal Constitucional para tentar anular decisões. Conheça estas e outras notícias hoje em destaque na imprensa nacional.

Líder parlamentar do PSD prepara “saída limpa”
Joaquim Miranda Sarmento estará a preparar uma “saída limpa” da direcção da bancada parlamentar do PSD para depois do Verão, sem “beliscar” o partido, Montenegro e o grupo parlamentar, avança hoje o Diário de Notícias (DN).

Segundo fonte próxima das direcções do partido e do grupo parlamentar, citada pelo DN, o “não tenho comentário a fazer” de Miranda Sarmento já é uma “certeza” entendida por deputados para uma “saída elegante”: “está de saída, caso contrário tinha sido objectivo”.

FMI alerta bancos portugueses para riscos vindos do imobiliário
Apesar da banca nacional estar mais robusta do que há dez anos, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta fragilidades e pede um reforço das almofadas financeiras para fazer face a possíveis choques adversos, sobretudo vindos do mercado imobiliário, destaca hoje o Jornal Económico, na edição diária on-line.

“Os bancos e supervisores devem manter sob vigilância a qualidade dos créditos, no mercado e risco de taxa de juro, e na gestão da liquidez”, pode-se ler na avaliação anual do FMI à economia portuguesa.

Os principais bancos nacionais apresentam rácios confortáveis, mas o cenário é um pouco diferente olhando para as instituições mais pequenas e a incerteza atual pesa negativamente no cenário nacional para este ano.

Idade média dos funcionários públicos ultrapassa os 48 anos
Os trabalhadores da Administração Pública estão cada vez mais envelhecidos e a capacidade de renovação dos serviços públicos caiu de forma drástica na última década, segundo dados do último Boletim Estatístico do Emprego, noticiados hoje pelo Público.

Segundo o boletim, a idade média dos trabalhadores do Estado subiu para 48,1 anos em 2022, mais 4,5 anos do que em 2011 (43,6 anos) e mais 4,1 anos do que a idade média do total da população activa (44 anos).

Oficiais de registo e notariado, pessoal da administração tributária e conservadores são as carreiras mais envelhecidas, com mais de 54 anos em 2022.

Advogados usam crise do Tribunal Constitucional para tentar anular decisões
Há advogados a tentarem anular deliberações tomadas pelo Tribunal Constitucional, divulga o jornal Público.

Por consequência da crise que se viveu no Palácio Ratton, juízes que já tinham terminado os nove anos de mandato continuaram a tomar decisões nos diferentes processos submetidos à sua apreciação.

Nesse sentido, explica o diário, colegas garantem que decisões tomadas neste período são legítimas, mas estão a julgar em causa própria.

Seguradora obrigada a indemnizar famílias de 12 emigrantes mortos há sete anos
Após sete anos com muita contestação jurídica, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) garantiu aos herdeiros dos 12 emigrantes mortos num acidente de viação em 2016, em Moulins, França, que é a seguradora quem tem de pagar as indemnizações, adianta o Jornal de Notícias (JN).

Segundo o JN, apesar das condições de viagem e transporte das vítimas terem sido consideradas ilegais, os valores que serão atribuídos a cada família ainda não foram definidos e são objecto de um outro processo a decorrer no Tribunal de Lisboa, que ainda não tem sequer a primeira audiência marcada.