Marques Mendes aconselha Montenegro a “acelerar”

Ex-presidente do PSD defende que Luís Montenegro não se pode limitar a reagir às “trapalhadas” do Governo e deve começar “a falar dos problemas concretos” dos portugueses. A área fiscal deve ser uma das “grandes causas” do PSD.

Marques Mendes aconselha Luís Montenegro a adoptar uma nova estratégia e “a falar cada vez mais dos problemas concretos das pessoas”, porque a vida política nacional “acelerou” com o conflito entre Belém e São Bento.

O ex-líder do PSD elogiou a aproximação à Iniciativa Liberal e o distanciamento em relação ao Chega, mas isso não é suficiente para ganhar o país real. “A vida política acelerou e o PSD também tem de acelerar”, afirmou Marques Mendes, no habitual comentário na SIC, alertando que o PSD não se pode limitar a reagir aos “casos” e às “trapalhadas” do Governo.

Para o comentador, Luís Montenegro tem de “construir uma alternativa”, lançar novas causas e apresentar ideias nas áreas essenciais. “Por exemplo, a área fiscal. Deve ser uma das grandes causas do PSD. Já devia ter uma proposta global e ambiciosa”, disse o antigo presidente do partido e conselheiro de Estado, acrescentando que o PSD só poderá falar em eleições antecipadas quando “mostrar claramente que vai ganhar e que tem condições para formar governo”.