Marcelo Rebelo de Sousa felicita António Vitorino pelo mandato à frente da OIM
Presidente da República sublinhou o trabalho que Vitorino fez ao longo dos anos, que aumentou o apoio da OIM a dezenas de milhões de migrantes à volta do mundo.
Marcelo Rebelo de Sousa felicitou António Vitorino pelo mandato enquanto director-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), no dia em que o português não conseguiu a eleição para um segundo mandato à frente do organismo.
“Ao concluir o seu mandato como director-geral da Organização Internacional das Migrações felicito o Dr. António Vitorino pela excelência do trabalho que fez ao longo destes anos, que se traduziu no significativo alargamento do apoio da OIM a dezenas de milhões de migrantes à volta do mundo”, pode ler-se na nota publicada no site oficial da Presidência.
O Presidente da República enalteceu as “enormes capacidades pessoais e profissionais” de António Vitorino, ao ter dado “uma nova dinâmica” e alargado “muito significativamente” o âmbito de actuação daquela organização das Nações Unidas.
“Felicito, por isso, o Dr. António Vitorino por aquele excelente trabalho, certo de que terá mais oportunidades de pôr as suas capacidades pessoais e profissionais ao serviço de Portugal e do Mundo”, remata o chefe do Estado.
António Vitorino retirou hoje a recandidatura à liderança da Organização Internacional para as Migrações (OIM), após ter perdido a primeira votação para a norte-americana Amy Pope, que dirigirá a instituição, revelou à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Amy Pope liderou hoje a votação para suceder a António Vitorino na direcção da OIM, mas sem conseguir a maioria de dois terços necessária para ser eleita, disseram fontes diplomáticas.
O resultado da primeira votação, realizada à porta fechada, foi noticiado pela agência norte-americana AP, citando três funcionários diplomáticos que pediram para não serem identificados.