Marcelo deverá ir a Kiev entre hoje e sexta-feira
Presidente da República enviou ao Parlamento, esta segunda-feira, um pedido de autorização para deslocar-se à Ucrânia. Marcelo encontra-se na Polónia desde domingo, em visita de Estado ao país.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá deslocar-se à Ucrânia entre hoje e sexta-feira, segundo um pedido de autorização enviado ao parlamento.
No pedido que deu entrada no Parlamento é possível ler que: “estando prevista a deslocação à Ucrânia entre os dias 22 e 25 de agosto, venho requerer, nos termos dos artigos 129.º, n.º 1 e 163.º, alínea b) o necessário consentimento da Assembleia da República”.
O pedido foi feito a partir de Varsóvia, onde o chefe de Estado se encontra para uma visita oficial que começou na segunda-feira e termina hoje e onde tinha já manifestado que gostaria de visitar a Ucrânia.
“Gostaria, no sentido em que há um convite feito há muitíssimo tempo do presidente Zelenski. É evidente que gostaria muito de ter essa oportunidade, até porque o relacionamento com o presidente ucraniano foi, desde o momento em que foi eleito, muito bom”, comentou o Presidente da República, na capital polaca.
Esta será a primeira visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Ucrânia desde que começou a guerra. António Costa visitou o país a 21 de maio e desde então que Marcelo tem adiado a visita.
Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido hoje pelo homólogo polaco, Andrzej Duda, e irá encontrar-se ainda com os presidentes da câmara baixa do parlamento e do Senado daquele país.