Marcelo avalia pacote da habitação com “mais cuidado”
Presidente da República vai “ocupar” os próximos dias com leis da habitação. Marcelo está de férias no Algarve, mas, numa entrevista na praia, revelou que decidiu promulgar as alterações à lei do funcionamento do Conselho das Comunidades Portuguesas com “uma certa dor no coração”. E tem ouvido queixas das pessoas que estão na praia sobre os problemas na saúde e na educação.
O diploma sobre o programa Mais Habitação já chegou a Belém e vai ser avaliado com “cuidado”, disse, esta quinta-feira, o Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa está de férias no Algarve e garantiu que vai “ocupar as manhãs e as noites, nos próximos dias”, com o pacote da habitação e admitiu que o arrendamento forçado e o alojamento local são “as questões mais polémicas” e “mais divisivas”.
“Essa tenho de olhar com mais cuidado”, disse, em declarações à RTP e à TVI, numa praia do Algarve, esclarecendo que tem 20 dias para tomar uma decisão. “Teoricamente oito dias para levar para o Tribunal Constitucional e depois mais 12 dias para promulgar ou vetar. Vai ser com o que vou ocupar as minhas manhãs e as minhas noites nos próximos dias, mesmo em férias”, acrescentou.
O Presidente da República anunciou que decidiu promulgar as alterações à lei do funcionamento do Conselho das Comunidades Portuguesas, mas com “uma certa dor no coração”, porque podia ter sido feito mais. “Promulgo, embora com reparos, e um pouco desiludido com o diploma”.
O Parlamento aprovou, no início de julho, as alterações à lei que regula o funcionamento do Conselho das Comunidades Portuguesas com os votos favoráveis do PS e do PAN, contra do PSD, Chega e IL e abstenção do PCP e Livre.
O Presidente da República aproveitou para revelar que é confrontado, na praia, com os problemas que o país está a enfrentar. “As pessoas estão preocupadas com os juros do crédito à habitação e depois falam-me dos problemas da saúde, do ensino e do interior”, disse