Lula da Silva recebido no Parlamento a 25 de Abril

Sessão de boas-vindas vai mesmo realizar-se, apesar da contestação da Iniciativa liberal e do Chega. Cerimónia acontece uma hora e meia antes da habitual sessão solene do 25 de Abril.

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, vai ser recebido no Parlamento no dia 25 de Abril, pelas 10 horas da manhã, antes da sessão solene comemorativa da revolução, que está marcada para as 11h30.

De seguida está previsto um momento para apresentação de cumprimentos, segundo informação avançada aos jornalistas pela deputada Maria da Luz Rosinha (PS) no final da reunião da conferência de líderes.

Esta decisão saiu da reunião da conferência de líderes e mereceu a contestação do Chega, de acordo com o líder parlamentar do partido.

Segundo a porta-voz da conferência de líderes, Augusto Santos Silva endereçou um convite para que o Presidente brasileiro “possa assistir à sessão do 25 de Abril”, mas “ainda não veio a resposta”.

Recorde-se que o discurso de Lula no Parlamento foi anunciado por João Gomes Cravinho para a sessão solene do 25 de Abril. Na altura, o ministro dos Negócios Estrangeiros assinalou o “carácter inédito” da cerimónia, o que levou a uma série de críticas da oposição.

Já em Fevereiro, Augusto Santos Silva comunicou aos parlamentares que o Presidente brasileiro teria direito a uma sessão de boas-vindas, não discursando na cerimónia do 25 de Abril, no que foi visto como um recuo em relação à decisão inicial.

No entanto, a Iniciativa Liberal voltou a ameaçar, através do líder da bancada parlamentar, deixar a bancada com apenas um deputado, caso o presidente da Assembleia da República marcasse a sessão de boas-vindas ao Presidente do Brasil e a sessão solene do 25 de Abril para o mesmo dia.

Lula da Silva foi convidado para vir a Portugal por Marcelo Rebelo de Sousa, após ter vencido as eleições no Brasil. O Presidente brasileiro visita Portugal de 22 a 25 de Abril, participando na cimeira luso-brasileira. A visita de Estado foi anunciada na véspera da tomada de posse do Presidente do Brasil.