Luís Castro: “Poderá haver quatro ou cinco candidatos ao título”

Treinador do Al-Nassr, em que atua Cristiano Ronaldo, fez uma antevisão da próxima temporada em que lamentou ainda não ter conseguido contar com todo o plantel e previu uma corrida pelo título bastante renhida.

Acabado de se mudar para a Arábia Saudita, onde treina o Al-Nassr, Luís Castro fez uma antevisão da próxima temporada, em entrevista à Roshn Saudi League, evitando “prognósticos” sobre quem vencerá o campeonato saudita.

Sobre a preparação da nova temporada, Luís Castro lamentou ainda não poder contar com o plantel completo e as dificuldades de integração dos novos jogadores – nacionais e estrangeiros.

“Temos jogado muito, mas treinado um pouco. É um desafio grande para todos nós, a reintegração, e de jogadores estrangeiros e sauditas”, referiu. “Acho que, para o futebol saudita e mesmo para a seleção, vai ser muito bom. Vai haver um crescimento grande do futebol no país e fico muito feliz por podermos estar todos a contribuir para que o futebol cada vez seja mais forte.”

A aposta da Arábia Saudita no futebol tem sido evidente nos últimos anos e isso nota-se. Nas ruas e nos estádios.

“O futebol é uma paixão. O futebol é muito interessante, porque é uma modalidade que tem fãs de forma transversal em todo o mundo, nuns países mais do que noutros, mas é transversal. Então, sente-se muito essa paixão na Arábia”, revelou. “Os estádios estão com muitos fãs e eles são muito dedicados ao jogo, são muito participativos no jogo. É aquilo que eu tenho sentido e é aquilo que eu já sabia que era assim.”

Na análise de Luís Castro, esta paixão pelo futebol no país beneficiou da participação da Arábia Saudita no Mundial do Catar: “Deu-lhe uma maior visibilidade daquilo que estava e está a acontecer na Arábia, porque teve uma boa prestação, teve muita gente a assistir àquilo que foram as prestações sauditas e, quando aqui cheguei, notei isso nos jogos.”

“Noto os fãs muito animados, muito interessados no fenómeno, e tem todas as condições para ser uma grande família, a do futebol. Os fãs e os jogadores estão todos muito entusiasmados com o campeonato.”

Sobre a corrida ao título, Luís Castro mostrou-se cauteloso, dada a qualidade de algumas das equipas do campeonato saudita.

“De uma forma mais lógica, poderá haver quatro ou cinco candidatos ao título na Arábia Saudita e vai tornar-se um campeonato muito competitivo”, anteviu. “Acho que vai ser um grande campeonato, temos as nossas pretensões. Nós claramente assumimo-nos também como um dos candidatos a ganhar o título, mas outros colegas treinadores e outros clubes também vão certamente fazê-lo. São vários candidatos para um único lugar e será um campeonato maravilhoso aquele que vamos ter pela frente nesta época.”

O técnico português não fugiu a falar do Botafogo, equipa que trocou para ir treinar o Al-Nassr, e as suas pretensões e o que pode alcançar no Brasileirão.

“Sabemos que o título é o objetivo de algumas das equipas que disputam o campeonato. À semelhança de outros países, há equipas que têm mais capacidade do que outras, mas, no futebol, muitas vezes há surpresas. Nós pensamos que vai vencer uma equipa, mas o resultado é outro, e eu venho do Brasil, onde isso está claramente a acontecer”, analisou.

“Quando eu vim, o Botafogo não era um dos principais candidatos ao título – antes pelo contrário, havia outros. Neste momento está com muitos pontos de avanço, em primeiro lugar”, rematou.

Veja a entrevista completa:

CDcqdo17KJ4