Leões já sentem o bafo quente de dragões e águias
FC Porto e Benfica aproveitaram da melhor forma os recentes empates do Sporting.
Os empates do Sporting contra Marítimo e Famalicão, ambos a uma bola, nas duas últimas jornadas do campeonato, relançaram e animaram a luta pelo título nacional. A próxima ronda do campeonato ganha, por isso, contornos ainda mais decisivos. Os líderes leões deslocam-se ao Algarve para defrontar o Farense, mas já começam a sentir o bafo quente dos rivais…
É que o FC Porto e o Benfica aproveitaram da melhor forma os deslizes verde e brancos e a diferença pontual reduziu. Os dragões venceram Tondela (2-0) e estão, agora, a seis pontos do líder e o Benfica goleou o P. Ferreira (5-0) e ficou a nove pontos do topo da tabela. Com oito jornadas e os respectivos 24 pontos por disputar, é plenamente justo dizer-se que o campeonato está, agora, muito longe de estar decidido.
Ao contrário do que aconteceu no fim-de-semana passado, a equipa de Rúben Amorim entrará em campo mais cedo que os rivais, frente ao Farense, esta sexta-feira, às 21h. E há um dado curioso: na última deslocação ao Estádio São Luís, os leões de Alvalade venceram – na sexta jornada do campeonato, em Setembro de 2001 – e acabaram a época como campeões nacionais.
Já o segundo classificado, o FC Porto, visita o Nacional da Madeira. Os dragões costumam dar-se bem com os ares da Choupana, porém na última vez que recebeu os dragões, o conjunto nacionalista provou ser um osso duro de roer e obrigou a equipa de Sérgio Conceição a ter de levar o jogo a prolongamento para passar aos quartos-de-final da Taça de Portugal.
E o Benfica, embora mais atrasado, continua a sonhar com, pelo menos, o lugar de acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões. Para tal, as águias terão de vencer na recepção ao Gil Vicente. Reina o optimismo na Luz, devido ao bom momento da equipa de Jorge Jesus, que não sofre golos há seis jogos e reencontrou a veia goleadora de Seferovic. Além disso, a tradição frente aos galos é claramente positiva (a última derrota averbada foi em 2005 e de lá para cá o saldo é de 13 vitórias e dois empates para os encarnados).