Iniciativa Liberal: Rodrigo Saraiva critica “momento e forma” da demissão de Carla Castro
Líder do grupo parlamentar reage à decisão “claramente lesiva” para o partido tomada pela sua ex-vice, que anunciou demissão na manhã desta sexta-feira.
O líder do grupo parlamentar da Iniciativa Liberal (IL), Rodrigo Saraiva, criticou a deputada Carla Castro por ter decidido demitir-se da vice-presidência da bancada, considerando que tal atitude é “lesiva dos interessses do grupo parlamentar e do partido”, devido à crise política em curso.
Num comunicado divulgado horas depois de Carla Castro formalizar a sua decisão, comunicando-a publicamente, Rodrigo Saraiva lamentou “o momento e a forma com que decidiu apresentar a sua demissão”. E destacou que a deputada, candidata derrotada à liderança do partido na convenção nacional de 11 de Janeiro, não manifestou previamente “qualquer desconforto” com as questões que alegou para se afastar, nomeadamente não estar a ter participação na estratégia, comunicação e gestão do grupo parlamentar.
Segundo o líder parlamentar da IL, Carla Castro comunicou na quinta-feira que se iria demitir da vice-presidência a si, ao líder do partido, Rui Rocha, e à chefe de gabinete, Mariana Leitão, tendo o assunto sido discutido na reunião de deputados realizada de seguida.
“Os fundamentos invocados foram liminarmente refutados pelos restantes deputados presentes, tendo a deputada Carla Castro sido convidada a ponderar essa decisão”, escreve Rodrigo Saraiva, acrescentando que na mesma reunião foi recordado que em Setembro ocorreria uma reorganização de todas as funções do grupo parlamentar e das funções que os deputados exercem.